Josué, 24

Bíblia Ave Maria

33 Eleazar, filho de Aarão, morreu também. Enterraram-no em Gabaá, cidade de Fineias, seu filho, que lhe tinha sido dada na montanha de Efraim.




Versículos relacionados com Josué, 24:

O capítulo 24 de Josué trata da renovação da aliança entre Deus e Israel. Josué reúne todas as tribos de Israel em Siquém e, após relembrar a fidelidade de Deus ao povo ao longo da história, ele pede que o povo escolha a quem servir. O povo responde que escolherá servir a Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Josué 24:

Gênesis 24:27: "Eu, Abraão, servo do SENHOR, recebi instruções do SENHOR para escolher uma esposa para o filho do meu senhor." Neste versículo, Abraão faz referência à aliança que Deus fez com ele e prometeu abençoar sua descendência. A escolha da esposa para Isaque foi um cumprimento dessa promessa e demonstrou a fidelidade de Deus.

Êxodo 20:2: "Eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tirei da terra do Egito, da casa da escravidão." O início dos Dez Mandamentos estabelece a autoridade de Deus como o libertador de Israel. A fidelidade de Deus ao libertar seu povo do Egito é o fundamento da aliança entre Deus e Israel.

Deuteronômio 10:12: "E agora, Israel, o que o SENHOR, seu Deus, exige de você, senão que tema o SENHOR, seu Deus, ande em todos os seus caminhos, ame-o e sirva ao SENHOR, seu Deus, com todo o seu coração e com toda a sua alma?" Moisés reitera a importância de servir a Deus com todo o coração e obediência total. Esse versículo reflete a escolha que o povo de Israel faz em Josué 24.

2 Reis 17:38: "Não se esqueçam da aliança que fiz com vocês e não adorem outros deuses." Esse versículo é um lembrete para a importância da fidelidade à aliança com Deus. Adorar outros deuses é uma traição à aliança.

Salmos 119:106: "Juro, e cumprirei, em observar seus justos decretos." O salmista declara sua intenção de obedecer aos mandamentos de Deus. A escolha do povo de Israel de servir a Deus em Josué 24 é uma declaração semelhante de compromisso e obediência.


Capítulos: