Jeremias, 44

Bíblia Ave Maria

4 Desde o início, contudo, jamais cessei de enviar-vos os profetas, meus servos, a fim de dizer-vos que não devíeis cometer tão detestáveis abominações.




Versículos relacionados com Jeremias, 44:

Em Jeremias 44, Deus condena o povo de Judá por sua desobediência contínua e por persistir em adorar deuses estrangeiros. O povo se recusa a ouvir a mensagem de Deus e afirma que continuará a adorar a "rainha do céu". Deus afirma que o povo sofrerá punições severas por sua desobediência, incluindo a destruição e o exílio. Seguem abaixo cinco versículos relacionados com os temas abordados em Jeremias 44:

Deuteronômio 28:15: "No entanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições virão sobre vocês e os alcançarão." Este versículo mostra como Deus advertiu o povo de Judá para que obedecesse aos seus mandamentos ou enfrentaria consequências graves.

Êxodo 20:3-6: "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que puno a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam." Este versículo enfatiza a importância da adoração exclusiva de Deus e como a idolatria é um pecado grave.

Isaías 66:3-4: "Quem sacrifica bois é como quem mata uma pessoa; quem oferece ovelhas é como quem quebra o pescoço de um cachorro; quem apresenta ofertas de cereais é como quem oferece sangue de porco; quem queima incenso é como quem adora um ídolo. Eles escolhem os seus próprios caminhos, e têm prazer em suas abominações; por isso, eu também escolherei o que os aflige, e trarei sobre eles o que tanto temiam. Porque, quando clamei, ninguém respondeu; quando falei, eles não ouviram. Pelo contrário, fizeram o que era mau aos meus olhos e escolheram o que me desagrada." Este versículo mostra como Deus reprova a adoração de ídolos e como os que persistem em seguir seus próprios caminhos são punidos.

2 Crônicas 36:16-17: "Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as suas palavras e ridicularizaram os seus profetas, até que a ira do Senhor se acendeu contra o seu povo e não houve mais remédio. Por isso, ele trouxe contra eles o rei dos babilônios, que matou os seus jovens à espada em sua casa de santuário e não poupou nem mesmo os jovens, nem as mulheres, nem os idosos, nem os doentes; ele entregou todos nas mãos do seu inimigo." Este trecho da Segunda Crônicas descreve a desobediência do povo de Judá às palavras de Deus e aos avisos de seus profetas. Essa desobediência resultou na ira de Deus e na sua consequente punição, que se manifestou através da invasão babilônica e do massacre do povo. Isso se relaciona com Jeremias 44, onde o profeta repreende o povo por continuar em seus caminhos pecaminosos e por se recusar a ouvir a palavra de Deus, o que levaria a mais destruição e castigo divino. Ambos os textos enfatizam a importância de obedecer a Deus e de arrepender-se dos pecados para evitar a ira divina.


Capítulos: