II Samuel, 5

Bíblia Ave Maria

23 Davi consultou o Senhor, que lhe respondeu: “Não vás ao seu encontro, mas dá a volta por detrás deles e os atingirás do lado das amoreiras.




Versículos relacionados com II Samuel, 5:

2 Samuel 5 narra a unificação das tribos de Judá e Israel sob o reinado do rei Davi. O capítulo começa com os líderes de Israel vindo a Davi em Hebrom para reconhecê-lo como seu rei, após a morte de Saul. Em seguida, Davi lidera uma batalha bem-sucedida contra os jebuseus e toma Jerusalém como sua capital. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em 2 Samuel 5:

Gênesis 49:10: "O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando dentre seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão." Este versículo é uma profecia de Jacó sobre seu filho Judá, que se tornaria a tribo real de Israel. A unificação das tribos sob o reinado de Davi é uma realização dessa profecia.

Números 27:17: "Que o Senhor, o Deus dos espíritos de toda a humanidade, designe alguém sobre esta comunidade para liderá-la." Este versículo foi falado por Moisés quando pediu a Deus para escolher um sucessor para liderar os israelitas após sua morte. Davi foi escolhido por Deus para ser o sucessor de Saul e liderar os israelitas.

1 Crônicas 11:4-5: "Davi e todo o Israel foram a Jerusalém (isto é, Jebus). Os jebuseus que ali habitavam disseram a Davi: 'Jamais entrarás aqui!' Mas Davi tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi." Este versículo descreve a batalha de Davi contra os jebuseus para tomar Jerusalém como sua capital. A vitória de Davi sobre os jebuseus é um marco importante na história de Israel.

Salmos 2:6-7: "Fui eu que ungi o meu rei sobre Sião, meu santo monte". Este salmo é uma profecia sobre o Messias, que seria ungido por Deus para governar as nações. A unção de Davi como rei de Israel é um prenúncio desse evento.

Isaías 9:6-7: "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. De aumentar o seu governo e da paz não haverá fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre". Este versículo é uma profecia sobre o Messias que viria da linhagem de Davi. A unificação das tribos de Israel sob o reinado de Davi é um prenúncio do governo eterno do Messias sobre todas as nações.


Capítulos: