1. Aquitofel disse a Absalão: “Dei-xa-me escolher doze mil homens e irei ainda esta noite perseguir Davi.

2. Vou atacá-lo no momento em que estiver extenuado de fadiga. Provocarei pânico e todos os que estão com ele fugirão. O rei ficará sozinho e então o ferirei.

3. Em seguida te reconduzirei todo o povo, assim como a esposa volta para o seu esposo. É só a um homem que procuras e todo o povo estará em paz”.*

4. Esse conselho agradou a Absalão e a todos os anciãos de Israel.

5. No entanto, Absalão disse: “Chamai Cusai, o araquita, e ouçamos também o que ele tem a nos dizer”.

6. Chegando Cusai, Absalão disse-lhe: “Eis o que propôs Aquitofel. Faremos o que ele disse? Se não, fala por tua vez!”.

7. “Desta vez – respondeu Cusai –, o conselho de Aquitofel não é bom.

8. Tu sabes – ajuntou ele – que teu pai e seus homens são valentes e estão furiosos como a ursa a quem roubaram a cria na estepe. Teu pai é um guerreiro e ele não permitirá que a tropa repouse de noite.

9. Ele deve estar agora escondido em alguma gruta ou em qualquer outro lugar. E se vierem a cair desde o começo alguns do nosso exército, isso será publicado e se dirá: houve uma derrota no partido de Absalão.

10. Então, mesmo o mais valente desanimaria, ainda que tivesse um coração de leão, pois todo o Israel sabe que o teu pai é um herói e que está acompanhado de homens valentes.

11. Eis o meu conselho: Que se mobilize todo o Israel, desde Dã até Bersabeia e se reúnam junto de ti tão numerosos como os grãos de areia na praia do mar, indo tu mesmo no meio deles.

12. Nós cairemos sobre ele em qualquer lugar onde esteja, caindo contra ele como o orvalho cai sobre a terra e não deixaremos vivos nem ele nem homem algum dos que estão com ele.

13. Se se refugiar nalguma cidade, todo o Israel trará cordas a essa cidade e a arrastaremos até a torrente, de maneira que não fique dela uma só pedra!”

14. Absalão e todos os israelitas acharam o conselho de Cusai melhor que o de Aquitofel. O Senhor decidira frustrar o bom conselho de Aquitofel, a fim de trazer a desgraça sobre Absalão.

15. Cusai disse aos sacerdotes Sadoc e Abiatar: “Aquitofel aconselhou a Absa­lão e aos anciãos de Israel desse e desse modo; eu, porém, aconselhei-o assim e assim.

16. Mandai, pois, imediatamente a Davi esta mensagem: ‘Não fiques esta noite nas planícies do deserto, mas atravessa-o sem demora, não suceda que sejam exterminados o rei e todo o povo que está com ele’.”

17. Jônatas e Aquimaás estavam em En-Roguel; uma criada foi dar-lhes as notícias, que eles mesmos levariam ao rei Davi, porque não deviam ser vistos entrando na cidade.

18. Mas um jovem os viu e avisou Absalão. Eles, porém, partiram apressados e entraram na casa de um homem em Baurim. Havia uma cisterna no pátio, onde se esconderam

19. e a mulher colocou uma tampa sobre a cisterna, espalhando por cima grãos socados, de sorte que não se notava coisa alguma.

20. Os enviados de Absalão entraram na casa dessa mulher e disseram: “Onde estão Aquimaás e Jônatas?”. Ela respondeu: “Atravessaram o regato”. Puseram-se a procurar, mas não encontrando ninguém, voltaram para Jerusalém.

21. Depois que partiram, saíram os jovens da cisterna e foram levar a notícia ao rei Davi, dizendo: “Ide! Passai depressa as águas, porque Aquitofel deu o seguinte conselho contra vós”.

22. Davi partiu com todos os seus homens e passaram o Jordão. Ao amanhecer, não havia um só homem que não tivesse atravessado o rio.

23. Aquitofel, vendo que seu conselho não fora seguido, selou o seu jumento e tomou o caminho de sua casa, na sua cidade. Pôs em ordem os seus negócios e se enforcou. Morto, foi enterrado no túmu­lo de seu pai.*

24. Davi chegou a Maanaim, quando Absalão passou o Jordão com os israe­litas.

25. Absalão pusera Amasa à frente do exército em lugar de Joab. Esse Amasa era filho de um tal Jetra, ismaelita, que se unira a Abigail, filha de Naás, irmã de Sárvia, mãe de Joab.

26. Os israelitas e Absalão acamparam na terra de Galaad.

27. Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, Ma­quir, filho de Amiel de Lo-Dabar, e Berze­lai, o galaadita, de Rogelim,

28. vieram trazer-lhe camas, tapetes, copos e vasilhas, bem como trigo, cevada, farinha, grão torrado, favas, lentilhas,

29. mel, manteiga, ovelhas e queijos de leite de vaca. Trouxeram tudo isso a Davi e às suas tropas, para que se alimentassem, dizendo: “Estes homens sofreram certamente fome, fadiga e sede no deserto”.

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

17,3. Assim como: o fim do versículo é traduzido segundo o texto grego, sendo obscuro o texto hebraico.

17,23. A Bíblia não conhece outro caso de suicídio, salvo os casos de homens vencidos na guerra (Jz 9,54; 1Sm 31,4s; 1Rs 16,18) e o de Judas (Mt 27,3s; At 1,18s).




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.



“Deus ama quem segue o caminho da virtude.” São Padre Pio de Pietrelcina