1. No ano seguinte, na época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou Joab com seus suboficiais e todo o Israel. Eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. Davi ficou em Jerusalém.

2. Uma tarde, Davi, levantando-se da cama, passeava pelo terraço de seu palácio. Do alto do terraço avistou uma mulher que se banhava e que era muito formosa.*

3. Informando-se Davi a respeito dela, disseram-lhe: “É Betsabeia, filha de Elião, mulher de Urias, o hiteu”.

4. Então, Davi mandou mensageiros para a trazerem. Ela veio e Davi dormiu com ela. Ora, a mulher, depois de purificar-se de sua imundície menstrual, voltou para a sua casa,

5. e vendo que concebera, mandou dizer a Davi: “Estou grávida”.

6. Então, Davi enviou uma mensagem a Joab, dizendo-lhe: “Manda-me Urias, o hiteu”. Joab assim fez.

7. Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra.

8. E, em seguida, disse-lhe: “Desce à tua casa e lava os teus pés”. Urias saiu do palácio do rei e este mandou que o seguissem com um presente seu.

9. Mas Urias não desceu à sua casa; dormiu à porta do palácio com os demais servos de seu amo.

10. Comunicaram-no a Davi: “Urias não foi à sua casa”. O rei então lhe disse: “Não voltaste porventura de uma viagem? Por que não vais à tua casa?”.

11. “A arca – respondeu Urias – se aloja debaixo de uma tenda, assim como Israel e Judá. Joab, meu chefe e seus suboficiais acampam ao relento e teria eu ainda a coragem de entrar em minha casa para comer, beber e dormir com minha mulher? Pela tua vida, não farei tal coisa.”

12. Davi disse-lhe: “Fica ainda hoje aqui; amanhã te despedirei”. E Urias permaneceu em Jerusalém naquele dia. No dia seguinte,

13. Davi o convidou, fê-lo comer e beber em sua presença e o embriagou. Mas à noite, Urias não desceu à sua casa; saiu e deitou-se com os demais servos de seu senhor.*

14. Na manhã seguinte, Davi escreve uma carta a Joab, enviando-a por Urias.

15. Dizia na carta: “Coloca Urias na frente, onde o combate for mais renhido e desam­parai-o para que ele seja ferido e morra”.

16. Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valorosos guerreiros.

17. Saíram os assediados contra Joab e tombaram alguns dos homens de Davi, morreu, também Urias, o hiteu.

18. Joab mandou informar Davi de todas as peripécias do combate,

19. ordenando ao mensageiro: “Quando tiveres contado ao rei todos os pormenores do combate,

20. se ele se indignar e te disser: ‘Por que vos aproxi­mastes da cidade para lutar? Não sabeis que atiram projéteis do alto da muralha?

21. Quem matou Abime­lec, filho de Jerobaal? Não foi uma mulher quem lhe atirou uma pedra de moinho de cima do muro, morrendo ele em Tebes? Por que vos aproximastes dos muros? – dirás então: Morreu também o teu servo Urias, o hiteu’.”

22. Partiu, pois, o mensageiro e foi ter com o rei em Jerusalém; logo que chegou, contou-lhe tudo o que Joab lhe tinha mandado.*

23. Disse ele: “Os inimigos, levando vantagem sobre nós, saíram contra nós em pleno campo, mas nós os fizemos recuar até a porta da cidade.

24. Então, do alto da muralha, os arqueiros atiraram contra os teus servos e morreram dezoito dos servos do rei; morreu também o servo Urias, o hiteu”.

25. O rei respondeu ao men­sageiro: “Dize a Joab que não se aflija por causa disso, pois a espada devasta ora aqui, ora ali. Mas que ele prossiga vigoro­samente a sua luta contra a cidade, até destruí-la. Quanto a ti, encoraja-o”.

26. Ao saber da morte de seu marido, a mulher de Urias chorou-o.

27. Passado o luto, Davi mandou buscá-la e recolheu-a em sua casa. Ela se tornou sua mulher e lhe deu um filho. Mas o procedimento de Davi desagradara ao Senhor.

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

11,2. Levantando-se da cama: trata-se da sesta.

11,13. Davi quer, por todos os meios, levar Urias a entrar em sua casa. Frustrando-se uma segunda vez os planos do rei, não lhe resta senão o crime para impedir as consequências do adultério.

11,22. O texto grego repete no fim deste versículo os vv. 20 e 21.




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.



“O Senhor se comunica conosco à medida que nos libertamos do nosso apego aos sentidos, que sacrificamos nossa vontade própria e que edificamos nossa vida na humildade.” São Padre Pio de Pietrelcina