II Coríntios, 3

Bíblia Ave Maria

16 Esse véu só será tirado quando se converterem ao Senhor.




Versículos relacionados com II Coríntios, 3:

Em 2 Coríntios 3, Paulo fala sobre a superioridade do ministério do Novo Testamento em relação ao ministério do Antigo Testamento, enfatizando a superioridade da mensagem do evangelho de Cristo sobre a Lei de Moisés. Ele também destaca a natureza transformadora da mensagem de Cristo, que traz liberdade e vida em contraste com a "lei da morte" que a Lei de Moisés representava.

Romanos 7:6 - "Mas agora, por morrermos para aquilo a que estávamos sujeitos, fomos libertados da lei, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." Este versículo fala da libertação da Lei de Moisés que o evangelho traz, em contraste com o legalismo que caracterizava o judaísmo.

Gálatas 3:24-25 - "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." Paulo usa essa metáfora da "lei como aio" para explicar como a Lei de Moisés levou as pessoas a Cristo, mas que agora, com a fé em Cristo, a Lei não é mais necessária.

1 Pedro 1:23 - "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre." Pedro destaca a natureza transformadora da Palavra de Deus, que traz vida e renovação.

2 Coríntios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." Paulo enfatiza a transformação radical que ocorre na vida de alguém quando ele é reconciliado com Deus por meio de Cristo.

Hebreus 8:13 - "Dizendo novo testamento, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar." Este versículo enfatiza a superioridade do novo pacto em Cristo em relação ao Antigo Testamento, que estava ficando obsoleto.


Capítulos: