I Samuel, 9

Bíblia Ave Maria

12 “Sim – responderam elas –; ali diante de ti. Apressa-te; ele veio hoje à cidade, porque o povo oferece um sacrifício no lugar alto.




Versículos relacionados com I Samuel, 9:

O capítulo 9 de 1 Samuel narra a história de como Saul, filho de Quis, foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel. Saul é descrito como um jovem atraente, mas inseguro, que sai em busca das jumentas perdidas de seu pai. Durante a busca, ele encontra o profeta Samuel, que lhe diz que ele será ungido como o líder de Israel. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Samuel 9:

Gênesis 49:10: "O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence e a quem os povos obedecerão". Este versículo é uma profecia sobre a linhagem de Judá, que é a tribo da qual Saul e seu pai Quis descendem. O cetro é um símbolo de poder real, e esta profecia é vista como uma promessa da chegada do Messias.

Deuteronômio 17:14-15: "Quando entrardes na terra que o Senhor vosso Deus vos dá, e a possuirdes, e nela habitardes, e então disserdes: 'Porei sobre mim um rei, como têm todas as nações em redor de mim', sem dúvida porás sobre ti um rei que o Senhor teu Deus escolher". Este versículo estabelece a lei que governará a escolha de um rei para Israel, que será feita pelo próprio Deus. Samuel escolhe Saul como rei de acordo com esta lei.

1 Samuel 8:6-7: "Porém, não agradou esta palavra a Samuel, quando disseram: 'Dá-nos um rei que nos julgue'. Então Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: 'Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te rejeitaram a ti, mas a mim, para que eu não reine sobre eles". Este versículo narra a relutância de Samuel em nomear um rei para Israel, e como Deus responde a essa relutância, permitindo que o povo escolha um rei mesmo que isso não fosse a vontade de Deus.

1 Samuel 10:1: "Então Samuel tomou um frasco de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: 'Não te ungiu o Senhor por príncipe sobre a sua herança?'" Este versículo descreve a cerimônia de unção de Saul como rei de Israel. A unção com óleo era um ritual sagrado que simbolizava a escolha de Deus.

1 Samuel 15:23: "Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a insubmissão é como a idolatria e culto aos ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou como rei." Neste versículo, o profeta Samuel confronta Saul por não ter obedecido a ordem de Deus de destruir totalmente os amalequitas e todo o seu gado, e por ter poupado o rei Agague. Samuel compara a desobediência de Saul à idolatria e à adivinhação, e anuncia a sua rejeição como rei de Israel. O versículo destaca a importância da obediência a Deus e a sua palavra, e as consequências da desobediência.


Capítulos: