I Samuel, 4

Bíblia Ave Maria

8 Ai de nós! Quem nos salvará da mão destes deuses poderosos? São eles que feriram os egípcios com toda a sorte de pragas no deserto.




Versículos relacionados com I Samuel, 4:

O capítulo 4 de 1 Samuel relata a batalha entre os filhos de Israel e os filisteus, onde os filisteus derrotaram os israelitas e capturaram a Arca da Aliança. Os israelitas tinham a crença equivocada de que a Arca lhes daria vantagem na batalha, mas não levaram em consideração a necessidade de obedecer aos mandamentos de Deus e se arrependerem de seus pecados. A Arca, que deveria ser um símbolo da presença de Deus, acabou sendo capturada pelos inimigos de Israel, que foram punidos por terem agido de forma imprudente.

Salmos 44:9-10: "Mas agora tu nos rejeitaste e nos confundiste; já não sais com os nossos exércitos. Fazes-nos recuar diante do inimigo, e aqueles que nos odeiam nos saqueiam à vontade." O salmista expressa a angústia e o sentimento de abandono que os israelitas devem ter sentido durante a batalha contra os filisteus, uma vez que acreditavam que Deus estava ao seu lado, mas foram derrotados.

Provérbios 16:18: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Os israelitas agiram de forma imprudente, acreditando que a Arca da Aliança lhes daria vantagem na batalha. Isso demonstra uma atitude orgulhosa e soberba, que acabou levando à sua derrota e à captura da Arca pelos filisteus.

Isaías 1:16-17: "Lavai-vos e purificai-vos; tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas." Os israelitas não levaram em conta a necessidade de se arrependerem de seus pecados e obedecerem aos mandamentos de Deus. Isaías reforça a importância de se arrepender e buscar a justiça e a bondade.

Jeremias 3:3: "Por isso as chuvas foram retidas, e não houve chuva serôdia; contudo, tu tens uma fronte de prostituta, não queres ter vergonha." A captura da Arca da Aliança pelos filisteus foi um sinal da punição de Deus pela desobediência e pecado dos israelitas. Jeremias usa a metáfora da prostituição para descrever a infidelidade de Israel em relação a Deus.

Oséias 6:6: "Porque eu quero o amor leal e não o sacrifício, e o conhecimento de Deus mais do que os holocaustos." Os israelitas acreditavam que a posse da Arca da Aliança lhes daria vantagem na batalha, mas esqueceram a importância de obedecer aos mandamentos de Deus e se arrependerem de seus pecados. Oséias enfatiza que Deus valoriza mais o amor leal e o conhecimento dele do que simplesmente rituais e sacrifícios.


Capítulos: