I Samuel, 28

Bíblia Ave Maria

15 Samuel disse ao rei: “Por que me incomodaste, fazendo-me subir aqui?”. “Estou em grande angústia – disse o rei –. “Os filisteus atacam-me e Deus se retirou de mim, não me respondendo mais, nem por profetas, nem por sonhos. Chamei-te para que me indiques o que devo fazer.”




Versículos relacionados com I Samuel, 28:

O capítulo 28 de 1 Samuel relata a história de Saul procurando orientação divina através de uma necromante, mesmo que ele mesmo havia proibido a prática de bruxaria em Israel. Durante a consulta, o espírito de Samuel é invocado e adverte Saul sobre sua morte iminente e a derrota de Israel na batalha. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados neste capítulo:

Deuteronômio 18:10-12: "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor" Este versículo proíbe claramente a prática de necromancia e consulta aos mortos, que Saul proibiu em Israel, mas acabou recorrendo em seu desespero.

Levítico 19:31: "Não vos volteis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus." Este versículo também adverte contra a prática da necromancia e outras formas de adivinhação, que são consideradas impuras e abomináveis perante Deus.

Isaías 8:19: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes, respondei: Não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos se consultarão os mortos?" Neste versículo, o profeta Isaías adverte o povo de Israel a não procurar aconselhamento com necromantes e adivinhos, mas sim confiar em Deus para orientação e proteção.

2 Crônicas 10:13-14: "E o rei respondeu-lhes duramente, desprezando o conselho dos anciãos, e falou-lhes conforme o conselho dos moços, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, mas eu o aliviarei; meu pai vos castigou com açoites pesados, mas eu vos castigarei com açoites mais leves" Este versículo ilustra o perigo de rejeitar o conselho dos anciãos experientes em favor do conselho dos jovens e inexperientes, como Saul fez ao rejeitar os conselhos de Samuel e procurar aconselhamento de uma necromante.

Provérbios 28:13: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." Este versículo destaca a importância da confissão e do arrependimento para obter a misericórdia de Deus, algo que Saul parecia não estar disposto a fazer, já que tentou encobrir seus erros e fraquezas em vez de confessá-los e buscar o perdão divino.


Capítulos: