I Samuel, 18

Bíblia Ave Maria

15 Saul, vendo-o tão engenhoso, teve medo dele.




Versículos relacionados com I Samuel, 18:

O capítulo 18 de 1 Samuel narra o estabelecimento da amizade entre Davi e Jônatas, filho do rei Saul, bem como a inveja e o ciúme que Saul começa a nutrir em relação a Davi, devido à sua crescente popularidade junto ao povo e às suas vitórias militares. Os versículos selecionados abaixo tratam de temas como amizade, inveja e ciúme.

Provérbios 17:17: "Em todo tempo ama o amigo; e na angústia se faz o irmão." Este versículo destaca a importância da amizade verdadeira, que se mantém constante em todos os momentos, especialmente nos momentos difíceis.

Provérbios 14:30: "O coração sereno é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos." Aqui, o autor destaca o efeito negativo da inveja sobre a saúde emocional e espiritual de uma pessoa.

Provérbios 27:4: "A ira é cruel e a fúria é impetuosa, mas quem pode enfrentar o ciúme?" Este versículo aponta para a natureza destrutiva do ciúme e a dificuldade de lidar com ele.

Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Este trecho bíblico aponta para a gravidade do ciúme como uma obra da carne, que se opõe à natureza de Deus e à vida eterna.

1 Coríntios 13:4-7: "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Estes versículos falam sobre as características do verdadeiro amor, que incluem a ausência de ciúme e inveja.


Capítulos: