I Samuel, 10

Bíblia Ave Maria

19 Vós, porém, rejeitastes hoje o vosso Deus que vos salvou de todos os males e de todas as tribulações e dissestes: Estabelecei um rei sobre nós. Pois bem: ponde-vos por ordem de tribos e de milhares e apresentai-vos diante do Senhor”.*




Versículos relacionados com I Samuel, 10:

O capítulo 10 de 1 Samuel narra a unção de Saul como rei de Israel por Samuel. Saul é ungido com azeite, recebe um sinal divino confirmando sua escolha como rei e é instruído sobre sua missão futura. A seguir, ele é apresentado ao povo como líder. Abaixo estão cinco versículos que se relacionam com os temas abordados em 1 Samuel 10:

Deuteronômio 17:14-15: "Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que estão em redor de mim; porás, então, sobre ti como rei aquele que o SENHOR, teu Deus, escolher". Esse versículo descreve a lei que Deus deu aos israelitas sobre como escolher um rei. O capítulo 10 de 1 Samuel apresenta a unção de Saul como rei, cumprindo essa lei.

2 Samuel 2:4: "Vieram os homens de Judá, e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá". Esse versículo relata a unção de Davi como rei após a morte de Saul. Assim como Saul, Davi foi ungido com azeite para se tornar rei. Ambos os eventos destacam a importância da unção divina na escolha de um líder.

Salmos 89:20: "Achei a Davi, meu servo, e com o meu santo óleo o ungi". Esse versículo fala sobre a unção de Davi por Deus. A unção de Saul em 1 Samuel 10 é semelhante à unção de Davi, mostrando que a escolha de um líder por Deus é uma prática recorrente na história de Israel.

Isaías 61:1: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados". Esse versículo fala sobre a unção do Messias, que seria enviado para libertar os oprimidos. A unção de Saul em 1 Samuel 10 pode ser vista como uma prefiguração da unção do Messias.

Atos 13:21-22: "E pediram um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, homem da tribo de Benjamim, por quarenta anos. E, havendo este sido rejeitado, levantou-lhes outro, a saber, Davi, do qual também deu testemunho, dizendo: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que fará toda a minha vontade". Esse versículo traz um resumo da história de Saul e Davi como reis de Israel. Ele destaca que Deus escolheu Saul, mas depois o rejeitou em favor de Davi, que foi ungido como rei da casa de Judá.


Capítulos: