I Macabeus, 9

Bíblia Ave Maria

26 Estes procuravam com empenho os amigos de Judas e os conduziam a Báquides, que se vingava deles e os escarnecia.




Versículos relacionados com I Macabeus, 9:

1 Macabeus 9 descreve a guerra entre os exércitos de Judas Macabeu e Báquides, general do rei selêucida. O capítulo começa com uma descrição da estratégia de Báquides para atacar Judas e seus homens, seguida por uma batalha que ocorre em uma encosta montanhosa. Judas consegue repelir o ataque, mas Báquides segue perseguindo-o com seus soldados. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Macabeus 9:

2 Samuel 2:26: "Então Abner chamou a Joabe e disse: Por acaso a espada vai devorar indefinidamente? Não sabe que, no final, haverá amargura? Até quando não dirás ao povo para parar de perseguir seus irmãos?" Este versículo aborda o tema da perseguição, que é uma das principais questões no capítulo 9 de 1 Macabeus, onde Báquides persegue Judas Macabeu e seus homens.

2 Crônicas 20:15: "Disse-lhe ele: Ouça-me, todos de Judá e de Jerusalém, e vós, ó rei Jeosafá! Assim diz o Senhor a respeito de vós: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a batalha não é vossa, mas de Deus." Este versículo trata da batalha que ocorre em 1 Macabeus 9 entre os exércitos de Judas e Báquides. Assim como no versículo de 2 Crônicas, a batalha de 1 Macabeus é vista como uma luta guiada por Deus.

Salmos 44:6: "Não confio no meu arco, nem a minha espada me pode salvar." Este versículo trata do tema da confiança em armas e força física. Em 1 Macabeus 9, Judas Macabeu e seus homens são superados em número pelos soldados de Báquides, mas confiam em Deus para ajudá-los a vencer a batalha.

Provérbios 24:6: "Com sabedoria se faz a guerra; e com bons conselhos se vence." Este versículo trata do tema da estratégia militar, que é um elemento importante na descrição da batalha em 1 Macabeus 9. Tanto Judas Macabeu quanto Báquides empregam estratégias militares para tentar vencer a batalha.

Isaías 54:17: "Nenhuma arma forjada contra ti prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor." Este versículo trata do tema da proteção divina, que é um elemento importante em 1 Macabeus 9. Ambos os lados confiam em Deus para protegê-los na batalha.


Capítulos: