I Macabeus, 6

Bíblia Ave Maria

48 Mas os soldados do rei subiram-lhe ao encontro até Jerusalém, dirigindo-se então o rei à Judeia e ao monte Sião.




Versículos relacionados com I Macabeus, 6:

O capítulo 6 de 1 Macabeus narra o confronto entre o rei Antíoco IV Epifânio e o líder judeu Judas Macabeu, e a subsequente batalha em Betzur. O capítulo também apresenta a traição de um judeu chamado Lísias, que havia sido colocado no comando das tropas do rei, mas que acabou se unindo aos macabeus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

1 Crônicas 12:8: "Dos gaditas passaram para Davi, à fortaleza no deserto, homens valentes e destros no uso de escudo e lança; seus rostos pareciam faces de leões e eram tão ligeiros como gazelas sobre os montes." Este versículo fala sobre homens valentes e destros em batalha, o que se relaciona com a descrição dos guerreiros macabeus em 1 Macabeus 6.

Salmos 27:3: "Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança." Este versículo fala sobre a coragem em face do perigo, e reflete a atitude dos macabeus em sua luta contra o rei Antíoco IV.

Provérbios 11:14: "Não havendo sábia direção, cai um povo; mas na multidão de conselheiros há segurança." Este versículo enfatiza a importância da sabedoria e do conselho em tempos de crise, e é relevante para a situação dos macabeus, que procuravam orientação divina para vencer a batalha.

Ezequiel 21:14: "Portanto, ó filho do homem, profetiza, e bate com as mãos; e dobra uma e outra vez a espada, espada de carnificina; é a espada da grande carnificina que os rodeia." Este versículo se refere à espada da destruição que virá sobre o povo de Deus, e pode ser visto como uma alusão à ameaça do rei Antíoco IV contra os judeus.

Lucas 22:48: "Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?" Este versículo se refere à traição de Judas Iscariotes contra Jesus, e pode ser visto como um paralelo à traição de Lísias contra o rei Antíoco IV. Ambos os personagens são traidores que acabam ajudando o outro lado.


Capítulos: