I Coríntios, 14

Bíblia Ave Maria

14 Se eu oro em virtude do dom das línguas, o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto.*




Versículos relacionados com I Coríntios, 14:

O capítulo 14 de 1 Coríntios trata do uso correto dos dons espirituais na igreja, especialmente o dom de línguas e profecia. Paulo enfatiza que o objetivo principal dos dons é edificar a igreja e exorta os coríntios a buscarem os dons que mais edificam a comunidade. Ele também orienta sobre a importância da compreensão e interpretação dos dons para que todos possam ser edificados.

1 Coríntios 12:31b: "Contudo, eu lhes mostrarei o caminho mais excelente." Paulo destaca a importância da busca pelo amor, que é o caminho mais excelente e fundamental para o uso correto dos dons espirituais.

Romanos 12:6-8: "Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profecia, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, contribua generosamente; se é liderar, lidere com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria." Paulo fala sobre a diversidade de dons e habilidades, enfatizando que cada um deve usar o seu dom para o bem da comunidade.

1 Coríntios 14:12: "Assim, visto que vocês estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem-os com zelo para que possam contribuir com a igreja." Paulo incentiva os coríntios a buscarem os dons que mais edificam a igreja, mas de forma equilibrada e buscando a edificação mútua.

1 Coríntios 14:22: "Assim, as línguas são um sinal não para os crentes, mas para os descrentes; a profecia, porém, é para os crentes, não para os descrentes." Paulo destaca a importância da compreensão e interpretação dos dons para que sejam edificantes para todos, especialmente para os descrentes que podem ser impactados pela manifestação dos dons.

1 Coríntios 14:26: "Que faremos, pois, irmãos? Quando vocês se reunirem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de ensino, uma revelação, uma palavra em outra língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja." Paulo enfatiza que o objetivo principal dos dons é edificar a igreja, e que todos devem contribuir de forma equilibrada e visando a edificação mútua.


Capítulos: