Gálatas, 2

Bíblia Ave Maria

5 fomos, por esta vez, condescendentes, para que o Evangelho permanecesse em sua integridade.*




Versículos relacionados com Gálatas, 2:

Gálatas 2 trata do conflito entre Paulo e os judaizantes que ensinavam que os gentios precisavam seguir a lei mosaica para serem salvos. Neste capítulo, Paulo defende sua autoridade apostólica e sua mensagem de salvação pela fé em Jesus Cristo, não pelas obras da lei. Ele também relata seu encontro com Pedro em Antioquia, onde Pedro agiu hipocritamente ao se afastar dos gentios por causa da pressão dos judaizantes. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Gálatas 2:

Romanos 3:28: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." Este verso reafirma a mensagem central de Paulo em Gálatas 2 de que a salvação é pela fé em Jesus Cristo, não pelas obras da lei.

Efésios 2:8-9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Este verso também reforça a ideia de que a salvação é pela graça de Deus, recebida pela fé, e não pelas obras da lei.

Atos 15:1: "Então, alguns homens que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos." Este verso ilustra o conflito entre os judaizantes e os cristãos gentios, que acreditavam que a circuncisão e a obediência à lei eram necessárias para a salvação.

Atos 15:10: "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?" Este verso é uma declaração de Pedro durante o Concílio de Jerusalém, onde ele reconheceu que a lei mosaica era um fardo pesado demais para os gentios e que eles eram salvos pela graça de Deus, assim como os judeus.

Colossenses 2:16-17: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas que hão de vir; mas o corpo é de Cristo." Este verso enfatiza que as práticas da lei mosaica, como os dias de festa e os sábados, eram sombras do que estava por vir em Cristo e não eram mais necessárias para a salvação.


Capítulos: