Daniel, 5

Bíblia Ave Maria

18 Ó rei, o Deus Altíssimo havia outorgado a Nabucodonosor, teu pai, realeza, grandeza, glória e majestade.




Versículos relacionados com Daniel, 5:

O capítulo 5 do livro de Daniel relata a história do rei Belsazar, que deu um grande banquete para mil dos seus nobres e bebeu vinho de vasos sagrados tirados do templo de Jerusalém. Durante o banquete, apareceu uma mão que escreveu na parede uma mensagem misteriosa, que Daniel interpretou como um julgamento de Deus sobre o rei por sua arrogância e profanação do templo. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados nesse capítulo:

Provérbios 16:18: "O orgulho precede a ruína; a arrogância, a queda." Este versículo fala da conexão entre o orgulho e a queda, o que é ilustrado na história do rei Belsazar, que se considerava invencível e imune ao julgamento de Deus.

Hebreus 10:31: "Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo." Este versículo fala da justiça e do poder de Deus, que é capaz de julgar e punir os ímpios. É uma mensagem que o rei Belsazar precisava ouvir, mas infelizmente não levou a sério.

Isaías 44:25: "Desfaço os sinais dos falsos profetas e faço de seus adivinhos tolos; torno sábios os que têm discernimento e transformo o conhecimento dos seus sábios em loucura." Este versículo fala da superioridade do conhecimento e da sabedoria de Deus em relação às falsas religiões e às práticas de adivinhação. Daniel demonstrou essa superioridade ao interpretar a mensagem escrita na parede, que ninguém mais podia entender.

Romanos 2:4: "Você despreza as riquezas da bondade, tolerância e paciência de Deus, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?" Este versículo fala da paciência e misericórdia de Deus, que deseja que as pessoas se arrependam de seus pecados e voltem para Ele. O rei Belsazar teve a oportunidade de se arrepender, mas escolheu ignorar a mensagem de Deus e sofreu as consequências.

Mateus 7:6: "Não deem o que é sagrado aos cães, nem joguem suas pérolas aos porcos. Se fizerem isso, eles poderão pisá-las e depois se voltar contra vocês e despedaçá-los." Este versículo fala da importância de reconhecer o valor das coisas sagradas e não profaná-las ou jogá-las fora de forma irresponsável. O rei Belsazar foi culpado de profanar os vasos sagrados do templo de Jerusalém, mostrando sua falta de respeito pelas coisas santas de Deus.


Capítulos: