1. Vi então outro anjo vigo­roso descer do céu, revestido de uma nuvem e com o arco-íris em torno da cabeça. Seu rosto era como sol, e as suas pernas como colunas de fogo.

2. Segurava na mão um pequeno livro aberto. Pôs o pé direito sobre o mar, o esquerdo sobre a terra

3. e começou a clamar em alta voz, como um leão que ruge. Quando clamou, os sete trovões ressoaram.*

4. Quando cessaram de falar, dispunha-me a escrever, mas ouvi uma voz do céu que dizia: “Sela o que falaram os sete trovões e não o escrevas”.

5. Então o anjo, que eu vira de pé sobre o mar e a terra, levantou a mão direita para o céu

6. e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, que criou o céu e tudo o que há nele, a terra e tudo o que ela contém, o mar e tudo o que encerra, que não haveria mais tempo;

7. mas, nos dias em que soasse a trombeta do sétimo anjo, se cumpriria o mistério de Deus, de acordo com a Boa-Nova que confiou a seus servos, os profetas.

8. Então, a voz que ouvi do céu falou-me de novo, e disse: “Vai e toma o pequeno livro aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e a terra”.

9. Fui eu, pois, ter com o anjo, dizendo-lhe que me desse o pequeno livro. E ele me disse: “Toma e devora-o! Ele te será amargo nas entranhas, mas, na boca, doce como o mel”.*

10. Tomei então o pequeno livro da mão do anjo e o comi. De fato, em minha boca tinha a doçura do mel, mas depois de o ter comido, amargou-me nas entranhas.

11. Então, foi-me explicado: “Urge que ainda profetizes de novo a numerosas nações, povos, línguas e reis”.*

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

10,3. Esses trovões que falam são uma classe de anjos conhecida na literatura apocalíptica. João deve conservar em segredo as suas palavras.

10,9. Reminiscência de Ez 3,1.

10,11. Por esse episódio começa a segunda seção da parte profética. João come, isto é, assimila o conteúdo de um pequeno livro. Ele encontra neste pequeno livro, de um modo geral, tudo o que estava contido no grande livro aberto pelo Cordeiro, isto é, certos dados mais particulares, de ordem histórica, relativos às igrejas da ásia, que esclarecem o futuro do Império Romano e das potências políticas em geral, em suas relações com a Igreja. Tendo chegado ao fim da primeira série das trombetas, João deve ainda publicar estas novas revelações antes de poder concluir sua obra pela descrição do juízo.




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.



“Se você fala das próprias virtudes para se exibir ou para vã ostentação perde todo o mérito.” São Padre Pio de Pietrelcina