Amós, 6

Bíblia Ave Maria

6 bebem o vinho em grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos, sem se compadecerem da ruína de José.*




Versículos relacionados com Amós, 6:

O capítulo 6 de Amós aborda a complacência e a arrogância de Israel em sua prosperidade, ignorando a justiça social e a vontade de Deus. Em vez de confiar em Deus e seguir seus mandamentos, eles confiam em sua própria riqueza e poder. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas do capítulo:

Provérbios 1:32 - "Porque a apostasia dos simples os matará, e a prosperidade dos tolos os destruirá." Este versículo fala sobre como a prosperidade pode levar as pessoas a se desviar de Deus e de seus caminhos, o que é exatamente o que aconteceu com Israel em Amós 6.

Eclesiastes 5:10 - "Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também é vaidade." Este versículo enfatiza como a busca incessante por riquezas e prosperidade pode ser vã e insatisfatória.

Isaías 5:8 - "Ai daqueles que acrescentam casa a casa e juntam campo a campo até que não haja mais lugar para ninguém e sejam os únicos habitantes da terra!" Este versículo condena a ganância e a concentração de riqueza nas mãos de poucos, algo que também é criticado em Amós 6.

Jeremias 22:17 - "Mas os teus olhos e o teu coração estão somente para a tua ganância, para a tua violência, para derramares sangue inocente e para praticares a opressão e a extorsão." Este versículo acusa aqueles que colocam sua própria riqueza e poder acima da justiça e da compaixão pelos outros, novamente relacionando-se com as críticas de Amós 6.

1 Timóteo 6:17 - "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos." Este versículo incentiva os ricos a não se orgulharem de sua riqueza e a não confiar nela como sua segurança ou fonte de felicidade, algo que os israelitas em Amós 6 não entenderam.


Capítulos: