Êxodo, 35

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Moisés, congregada toda a multidão dos filhos de Israel, disse-lhes: Estas são as coisas que o Senhor mandou que se fizessem:

2 Trabalhareis seis dias: o dia sétimo será para vós santo, Será um dia de repouso completo (em honra) do Senhor; o que nele trabalhar, será morto.

3 Não acendereis lume em todas as vossas moradas no dia de sábado.

4 Moisés disse mais a toda a multidão dos filhos de Israel: Eis o que o Senhor ordenou:

5 Ponde à parte junto de vós primícias para o Senhor. Cada um, voluntária e espontaneamente, ofereça ao Senhor ouro, prata e cobre,

6 púrpura violácea, púrpura escarlate e carmesim e linho fino, pêlos de cabra,

7 peles de carneiro tintas de vermelho, peles roxas, e madeira de acácia,

8 azeite para acender as lâmpadas e para fazer o bálsamo e os perfumes de suave fragrância,

9 pedras de ônix, e (outras) pedras preciosas para ornato do éfode e do peitoral.

10 Qualquer de vós que tenha habilidade, venha e faça o que o Senhor mandou,

11 isto é, o tabernáculo, com a sua tenda e a sua cobertura, as argolas, e as tábuas, e os barrotes, e as escápulas, e as bases;

12 a arca e os varais, o propiciatório e o véu, que deve pender diante dele;

13 a mesa com os varais e com os (seus) utensílios, e os pães da proposição;

14 o candeeiro para sustentar as lâmpadas, os seus utensílios, e as lâmpadas, e o azeite para manter as luzes;

15 o altar dos perfumes, e os varais, e o óleo da unção, e o perfume aromático; o véu para a entrada do tabernáculo;

16 o altar dos holocaustos e a sua grelha de bronze com os seus varais e seus utensílios; a bacia e a sua base:

17 as cortinas do átrio com as colunas e as bases, o véu à entrada do átrio,

18 as escápulas do tabernáculo e do átrio com os seus cordões;

19 as vestes de que se usa no ministério do santuário, as vestes do pontífice Aarão e de seus filhos, para que exerçam as funções do meu sacerdócio.

20 Saindo toda a multidão dos filhos de Israel da presença de Moisés,

21 ofereceram ao Senhor com uma vontade pronta e cheia de afecto as primícias para fazer a obra do tabernáculo da reunião e para tudo aquilo que era necessário para o culto e vestes sagradas.

22 Vieram, tanto os homens como as mulheres, e todos aqueles, cujo coração estava bem disposto, trouxeram braceletes, arecadas, aneis, colares: todos trouxeram as suas ofertas de ouro destinadas ao Senhor.

23 Se alguém tinha jacinto, e púrpura, e escarlate tinto duas vezes, linho fino e pelos de cabra, peles de carneiros tintas de vermelho ou de roxo,

24 metais de prata e cobre, ofereceram-nos ao Senhor, e também madeira de acácia para os diversos usos.

25 Além disto, as mulheres habilidosas deram do que tinham fiado de jacinto, púrpura, escarlate e linho fino,

26 e pêlos de cabra, dando tudo de espontânea vontade.

27 Os príncipes, porém, ofereceram pedras de ônix e (outras) pedras preciosas para o éfode e o peitoral,

28 aromas e azeite para manter as luzes, preparar o bálsamo e compor o perfume de suavíssimo cheiro.

29 Todos os homens e mulheres ofereceram os seus dons com coração devoto, para se fazerem as obras que o Senhor tinha mandado por meio de Moisés. Todos os filhos de Israel dedicaram ao Senhor ofertas voluntárias.

30 Moisés disse aos filhos de Israel: Eis que o Senhor chamou por seu nome a Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

31 e o encheu do espírito de Deus, de sabedoria, de inteligência e saber,

32 para inventar e executar trabalhos de ouro, prata e cobre,

33 para lavrar pedras, para trabalhos de carpintaria e para todas as espécies de trabalhos artísticos.

34 Concedeu-lhe também o dom de ensinar, assim como a Ooliab, filho de Aquisamech, da tribo de Dan.

35 A ambos comunicou habilidade para fazerem trabalhos de carpinteiro, de tecelão em várias cores, e bordados de purpura violácea, escarlate e carmesim, e de linho fino, e para fazerem toda a espécie de tecidos, e inventarem novidades de toda a sorte.




Versículos relacionados com Êxodo, 35:

O capítulo 35 do livro de Êxodo trata da contribuição voluntária do povo para a construção do tabernáculo e dos objetos sagrados que seriam utilizados nos rituais religiosos. Os versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo são:

1 Crônicas 29:9 - "E o povo se alegrou com estas ofertas voluntárias, pois as fizeram de coração sincero para o SENHOR. E Davi, o rei, também se alegrou grandemente." Este versículo mostra a alegria do povo em contribuir voluntariamente para a obra do SENHOR, assim como aconteceu na construção do tabernáculo.

2 Coríntios 9:7 - "Cada um dê conforme propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." Paulo instrui os coríntios a contribuírem voluntariamente para a obra de Deus, sem tristeza ou pressão, mas com alegria no coração.

Provérbios 3:9-10 - "Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." Este versículo destaca a importância de honrar ao SENHOR com as nossas posses, e promete que aqueles que o fazem serão abençoados abundantemente.

1 Timóteo 6:17-19 - "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem depositem a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros que sirvam de alicerce para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida." Paulo ensina que aqueles que são ricos devem ser generosos em dar e repartir, acumulando tesouros para si mesmos no céu.

2 Coríntios 8:1-5 - "Irmãos, fazemos-vos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; pois, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade; porque, dou testemunho, segundo as suas posses e mesmo acima delas, espontaneamente deram, pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço em favor dos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiro ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus." Este versículo relata a generosidade dos irmãos da Macedônia, que, mesmo em meio à pobreza e tribulação, contribuíram voluntariamente para a obra do SENHOR.


Capitoli: