São Mateus, 2

Bíblia Ave Maria

17 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias:




Versículos relacionados com São Mateus, 2:

São Mateus 2 narra a história dos magos do oriente que visitaram Jesus após seu nascimento, seguindo uma estrela que os guiou até Belém. Eles perguntam sobre o nascimento do "rei dos judeus", o que preocupa o rei Herodes, que tenta enganá-los para descobrir a localização de Jesus e matá-lo. Os magos, no entanto, são avisados em sonho para não voltar a Herodes e voltam para suas casas por outro caminho. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em São Mateus 2:

São João 1:9 - "A verdadeira luz, que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo." Esta passagem fala da vinda de Jesus como a verdadeira luz que ilumina a todos, o que se relaciona com a estrela que guiou os magos até ele.

Isaías 60:3 - "As nações caminharão à tua luz, e os reis, ao fulgor do teu alvorecer." Este verso fala sobre a luz que brilhará sobre Jerusalém, atraindo as nações e os reis. Isso se relaciona com os magos, que vieram de outro país para encontrar Jesus, o rei dos judeus.

Jeremias 31:15 - "Assim diz o Senhor: Uma voz é ouvida em Ramá, lamentação e grande pranto: Raquel chora seus filhos; ela recusa ser consolada, porque já não existem." Este verso fala do lamento das mães por seus filhos, o que se relaciona com o massacre de Herodes das crianças de Belém, como descrito em São Mateus 2:16-18.

Oséias 11:1 - "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho." Este verso fala da chamada de Deus para Israel, mas pode ser interpretado como uma prefiguração da chamada de Deus para Jesus, como seu filho amado. Isso se relaciona com a fuga da família de Jesus para o Egito para escapar da perseguição de Herodes.

Miquéias 5:2 - "E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Este verso profetiza que um rei surgiria de Belém, que se relaciona com o nascimento de Jesus em Belém, conforme descrito em São Mateus 2:1.


Capitoli: