I Timóteo, 4

Bíblia Ave Maria

1 O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas,

2 de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia,

3 proíbem o casamento, assim como o uso de alimentos que Deus criou para que sejam tomados com ação de graças pelos fiéis e pelos que conhecem a verdade.

4 Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças.

5 Porque se torna santificado pela Palavra de Deus e pela oração.

6 Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão.

7 Quanto às fábulas profanas, esses contos extravagantes de comadres, rejeita-as.

8 Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da vida presente e da futura.

9 Eis uma verdade absolutamente certa e digna de fé:

10 se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis.

11 Seja este o objeto de tuas prescrições e dos teus ensinamentos.

12 Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te mode­lo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.

13 Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

14 Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos anciãos te impôs as mãos.*

15 Põe nisto toda a dili­gência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento.

16 Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, tu te salvarás a ti mesmo e aos que te ouvirem.




Versículos relacionados com I Timóteo, 4:

1 Timóteo 4 aborda a importância de se manter a doutrina verdadeira e se afastar de ensinamentos enganosos, além de incentivar o exercício físico e a nutrição adequada como elementos importantes para a saúde do corpo. A seguir, estão cinco versículos relacionados a esses temas:

Provérbios 4:23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Esse versículo se relaciona com o capítulo de 1 Timóteo 4 ao falar da importância de se manter a doutrina verdadeira, que vem do coração, e evitar ser corrompido por ensinamentos enganosos.

1 Coríntios 6:19-20: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." Esse versículo destaca a importância do cuidado com o corpo, que deve ser tratado como um templo do Espírito Santo, algo enfatizado em 1 Timóteo 4 com a recomendação de exercício físico e nutrição adequada.

Provérbios 23:20-21: "Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem." Esse versículo destaca a importância da moderação na alimentação, evitando excessos que possam prejudicar a saúde e levar à pobreza. Essa ideia se relaciona com a recomendação em 1 Timóteo 4 de se manter uma nutrição adequada.

2 Pedro 2:1: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." Esse versículo destaca a presença de falsos profetas e doutores que podem introduzir ensinamentos enganosos, algo que é alertado em 1 Timóteo 4, enfatizando a importância de se manter a doutrina verdadeira.

Mateus 6:33: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Esse versículo destaca a importância de se priorizar a busca pelo reino de Deus e a sua justiça, algo que está relacionado à recomendação em 1 Timóteo 4 de se manter a doutrina verdadeira e evitar ser corrompido por ensinamentos enganosos.


Capitoli: