Apocalipse, 17

Bíblia Ave Maria

1 Veio, então, um dos sete Anjos que tinham as sete taças e falou comigo: “Vem, e eu te mostrarei a condenação da grande meretriz, que se assenta à beira das muitas águas,

2 com a qual se contaminaram os reis da terra. Ela inebriou os habitantes da terra com o vinho da sua luxúria”.*

3 Transportou-me, então, em espírito ao deserto. Eu vi uma mulher assentada em cima de uma fera escarlate, cheia de nomes blasfematórios, com sete cabeças e dez chifres.*

4 A mulher estava vestida de púrpura e escarlate, adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Tinha na mão uma taça de ouro, cheia de abominação e de imundície de sua prostituição.

5 Na sua fronte estava escrito um nome simbólico: “Babilônia, a Grande, a mãe da prostituição e das abominações da terra”.

6 Vi que a mulher estava ébria do sangue dos santos e do sangue dos mártires de Jesus; e essa visão encheu-me de espanto.*

7 Mas o anjo me disse: “Por que te admiras? Eu mesmo te vou dizer o simbolismo da mulher e da Fera de sete cabeças e dez chifres que a carrega.

8 A Fera que tu viste era, mas já não é; ela deve subir do abismo, mas irá à perdição. Irão admirar-se os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde o começo do mundo, vendo reaparecer a Fera que era e já não é mais.*

9 Aqui se requer uma inteligência penetrante. As sete cabeças são sete montanhas sobre as quais se assenta a mu­lher.*

10 São também sete reis: cinco já caíram, um subsiste, o outro ainda não veio; e, quando vier, deve permanecer pouco tempo.

11 Quanto à Fera que era e já não é, ela mesma é um oitavo (rei). Todavia, é um dos sete e caminha para a perdição.*

12 Os dez chifres que viste são dez reis que ainda não receberam o reino, mas que receberão por um momento poder real com a Fera.*

13 Eles têm o mesmo pensamento: transmitir à Fera a sua força e o seu poder.

14 Combaterão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, porque é Senhor dos senhores e Rei dos reis. Aqueles que estão com ele são os chamados, os escolhidos, os fiéis”.

15 O anjo me disse: “As águas que viste, à beira das quais a Prostituta se assenta, são povos e multidões, nações e línguas.*

16 Os dez chifres que viste, assim como a Fera, odia­rão a Prostituta. Hão de despojá-la e desnudá-la. Hão de comer-lhe as carnes e a queimarão ao fogo.

17 Porque Deus lhes incutiu o desejo de executarem os seus desígnios, de concordarem em ceder sua soberania à Fera, até que se cumpram as palavras de Deus.

18 “A mulher que viste é a grande cidade, aquela que reina sobre os reis da terra.”




Versículos relacionados com Apocalipse, 17:

Apocalipse 17 é um capítulo que fala sobre a grande prostituta, que representa um sistema mundial de falsas religiões e governos que se opõem a Deus e perseguem os verdadeiros seguidores de Cristo. Para encontrar cinco versículos relacionados com os temas abordados em Apocalipse 17, podemos procurar por referências sobre falsas religiões, perseguição dos fiéis, a destruição do sistema mundial, entre outros.

Jeremias 51:7-8: "Babilônia era um copo de ouro na mão do SENHOR, que embriagou toda a terra com seu vinho. As nações beberam do seu vinho, por isso elas ficaram loucas". Este versículo se refere a Babilônia, que é frequentemente usada na Bíblia para representar um sistema mundial de pecado e rebelião contra Deus. Assim como a grande prostituta em Apocalipse 17, Babilônia também seduziu as nações e as fez se desviar de Deus.

2 Timóteo 3:12: "De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". Este versículo mostra que a perseguição dos fiéis é uma parte inevitável da vida cristã. Isso é visto em Apocalipse 17, onde a grande prostituta persegue os verdadeiros seguidores de Cristo.

Mateus 24:29-31: "Imediatamente após a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e eles ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma extremidade dos céus até a outra". Este versículo se refere à destruição do sistema mundial e a volta de Cristo para julgar o mundo. Essa destruição é vista em Apocalipse 17, onde a grande prostituta é julgada e destruída.

1 João 2:15-16: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele, porque tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo". Este versículo adverte contra o amor pelo sistema mundial, que é oposto a Deus e leva à perdição. Isso é semelhante ao aviso em Apocalipse 17 para os fiéis saírem do sistema mundial da grande prostituta para evitar sua destruição.

Isaías 47:5-7: "Sente-te em silêncio e entra nas trevas, ó filha dos caldeus, porque nunca mais serás chamada de senhora de reinos. Eu estava indignado com o meu povo, profanei a minha herança e entreguei-os na tua mão; mas tu não lhes mostraste misericórdia; até sobre os anciãos impuseste o teu jugo extremamente pesado. E disseste: "Serei senhora para sempre". Não consideraste essas coisas, nem te lembraste do fim delas". Este versículo se refere à Babilônia, que é usada como uma metáfora para um sistema mundial de orgulho e arrogância. Assim como a grande prostituta em Apocalipse 17, a Babilônia é julgada e destruída por sua maldade e rebelião contra Deus.


Capitoli: