Romanos, 6

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?

2 Deus nos livre. Porque, se nós ficamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? (ver nota)

3 Não sabeis que todos os que fomos baptizados em Jesus Cristo, fomos baptizados na sua morte? (ver nota)

4 Fomos, pois, sepultados com ele, a fim de morrer (para o pecado) pelo baptismo, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim nós vivamos uma vida nova. (ver nota)

5 Porque, se nos tornamos um mesmo ser com ele, por uma morte semelhante à sua, o mesmo sucederá por uma ressurreição semelhante, (ver nota)

6 sabendo que o nosso homem velho foi crucificado juntamente com ele, a fim de que seja destruído o corpo do pecado, para que não sirvamos jamais ao pecado.

7 De facto, aquele que morreu, justificado está do pecado.

8 E, se morremos com Cristo, creiamos que viveremos também juntamente com ele,

9 sabendo que Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais, nem a morte terá sobre ele mais domínio.

10 Enquanto a ele morrer pelo pecado, morreu uma só vez; mas, quanto a viver, vive (uma vida imortal) para (glória de) Deus.

11 Assim também vós considerai-vos como estando mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Jesus Cristo.

12 Não reine, pois, o pecado no vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas concupiscências.

13 Não entregueis ao pecado os vossos membros, quais armas de iniquidade, mas oferecei-vos a Deus, como vivos, depois de ter estado mortos (pelo pecado), e os vossos membros a Deus, como armas de justiça.

14 O pecado não vos deve mais dominar, pois já não estais sob a lei, mas sob a graça. (ver nota)

15 Pois quê? Pecaremos, porque não estamos sob a lei, mas sob a graça? Deus tal não permita.

16 Não sabeis que, se vos entregais a alguém como escravos para (lhe) obedecer, ficais escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? (ver nota)

17 Porém, graças a Deus, que fostes escravos do pecado, mas obedecestes do coração àquela regra de doutrina, sob a qual fostes formados.

18 E, libertados do pecado, tornastes-vos servos da justiça.

19 Falo à maneira dos homens, por causa da fraqueza da vossa carne, porque, assim como oferecestes os vossos membros para servirem à imundície e à iniquidade, a fim de (chegar) à desordem, assim oferecei agora os vossos membros para servirem à justiça, a fim de chegar à santificação.

20 Quando éreis escravos do pecado, estivestes livres quanto à justiça. (ver nota)

21 Que fruto tirastes então daquelas coisas, de que agora vos envergonhais? (Nenhum), pois o fim delas é a morte (espiritual).

22 Mas agora, que estais livres do pecado e feitos servos de Deus, tendes por vosso fruto a santificação, e por fim a vida eterna.

23 Porque o salário do pecado é a morte, ao passo que o dom de Deus é a vida eterna em Nosso Senhor Jesus Cristo.




Versículos relacionados com Romanos, 6:

Romanos 6 é um capítulo que trata sobre a importância da morte e ressurreição de Cristo na vida do cristão. O capítulo fala sobre a necessidade de morrer para o pecado e viver para Deus. Também destaca a graça de Deus em dar a salvação como um dom gratuito, mas que exige uma resposta de santificação e obediência daqueles que a recebem.

Romanos 6:4 - "Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova." Este versículo destaca a importância do batismo como um símbolo da morte para o pecado e ressurreição para uma vida nova em Cristo, que é enfatizado no capítulo.

Romanos 6:11 - "Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus." Este versículo enfatiza a importância de reconhecer a morte para o pecado e a necessidade de viver para Deus em Cristo.

Romanos 6:14 - "Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça." Este versículo destaca a liberdade que temos em Cristo, não mais sendo dominados pelo pecado, mas pela graça.

Romanos 6:23 - "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Este versículo destaca a graça de Deus em dar a vida eterna como um dom gratuito, mas também a seriedade do pecado e a consequência da morte.

Romanos 6:6 - "Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado." Este versículo enfatiza a necessidade de se livrar do velho homem, do pecado e de sermos renovados em Cristo, o que é o tema central de Romanos 6.


Fejezetek: