Salmos, 145

Bíblia Ave Maria

1 Aleluia. Louva, ó minha alma, o Senhor!*

2 Louvarei o Senhor por toda a vida. Salmodiarei o meu Deus enquanto existir.

3 Não coloqueis nos poderosos a vossa confiança, são apenas homens nos quais não há salvação.

4 Quando se lhe for o espírito, ele voltará ao pó, e todos os seus projetos se desvanecerão de uma só vez.

5 Feliz aquele que tem por protetor o Deus de Jacó, que põe sua esperança no Senhor, seu Deus.

6 É esse o Deus que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; que é eternamente fiel à sua palavra,

7 que faz justiça aos oprimidos, e dá pão aos que têm fome. O Senhor livra os cativos;

8 o Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor ergue os abatidos; o Senhor ama os justos.

9 O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva; mas entrava os desígnios dos pecadores.

10 O Senhor reinará eternamente; ó Sião, teu Deus é rei por toda a eternidade.




Versículos relacionados com Salmos, 145:

O Salmo 145 é um hino de louvor e adoração a Deus, reconhecendo a grandeza de suas obras e sua bondade para com todos. O salmista declara a intenção de exaltar e bendizer o nome de Deus para sempre e incentiva todas as gerações a fazerem o mesmo. Além disso, o salmo destaca algumas das qualidades de Deus, como sua bondade, misericórdia, justiça, santidade e providência.

Provérbios 3:5-6: "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Este versículo fala sobre confiar em Deus em todos os aspectos da vida e deixar que Ele guie nossos caminhos. O salmista de Salmo 145 reconhece a bondade e fidelidade de Deus em prover suas necessidades e cuidar de todas as suas criaturas.

1 Crônicas 29:11: "Teus, SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos." Este versículo expressa a grandeza e majestade de Deus, temas que são enfatizados no Salmo 145, onde o salmista louva a Deus por sua grandeza e proclama sua obra poderosa.

Êxodo 34:6: "Passando o SENHOR perante ele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade." Este versículo destaca algumas das características de Deus, como sua misericórdia e fidelidade, que são mencionadas no Salmo 145.

Salmos 103:17: "Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade sobre os que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos." Esse versículo ressalta a misericórdia e justiça de Deus, aspectos que também são mencionados no Salmo 145. O salmista reconhece que Deus é justo em todos os seus caminhos e mostra misericórdia a todas as suas criaturas.

Isaías 25:1: "Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza." Esse versículo é um exemplo de louvor a Deus pelas suas maravilhosas obras. O Salmo 145 também é um hino de louvor a Deus por suas grandes obras e feitos poderosos.


Fejezetek: