Sabedoria, 11

Bíblia Ave Maria

1 Pela mão de um santo profeta aplanou suas dificuldades;*

2 eles atravessaram um deserto inabitado, e levantaram suas tendas em lugares ermos;

3 resistiram aos que os atacavam, e repeliram seus inimigos.

4 Tiveram sede e clamaram a vós: do rochedo abrupto a água lhes foi dada, e da pedra seca estancaram sua sede.

5 Porque os elementos que tinham servido para punir seus inimigos, foram-lhes dados, na sua necessidade, como benefício:

6 em lugar das ondas de um rio perene turvadas por uma lama de sangue,*

7 pela punição do decreto que consagrava crianças à morte, vós lhes destes, de maneira inesperada, água em abundância,

8 mostrando-lhes, pela sede que então sofreram, como punistes seus inimigos.

9 Por isso, tratados com piedade na sua provação, reconheceram quanto deviam ter sofrido os ímpios, julgados com ira.

10 A estes provastes como um pai que corrige, mas a outros provastes como um rei severo que condena.

11 Tanto estando longe como perto, a dor os consumiu da mesma forma,*

12 porque tiveram um segundo para se entristecer e gemer à lembrança dos males passados.

13 Compreendendo, com efeito, que o que era para eles castigo, era para outros ocasião de benefício, sentiram a mão do Senhor;

14 e aquele que, outrora exposto e abandonado, tinham repelido com zombaria, admiraram-no finalmente, porque sofreram uma sede diferente da sede do justo.

15 Por outro lado, para os punir dos loucos pensamentos de sua perversidade, que os faziam extraviar-se na adoração de répteis irracionais e de vis animais, enviastes contra eles uma multidão de animais estúpidos,

16 a fim de que compreendessem que, por onde cada um peca, será punido.

17 Não era difícil à vossa mão todo-poderosa, que formou o mundo de matéria informe, mandar contra eles bandos de ursos e de leões ferozes,

18 ou animais desconhecidos e de uma nova espécie, cheios de furor, exalando um hálito inflamado, ou espalhando um fumo infeto, ou lançando de seus olhos faíscas terríveis,

19 capazes não só de os exterminar com seus golpes, mas ainda de os matar de terror só pelo seu aspecto.

20 E, mesmo sem isso, eles poderiam perecer por um sopro, perseguidos pela justiça e arrebatados pelo vento de vosso poder; mas, dispusestes tudo com medida, quantidade e peso,

21 porque sempre vos é possível mostrar vosso poder imenso, e quem poderá resistir à força de vosso braço?

22 Diante de vós o mundo inteiro é como um nada, que faz pender a balança, ou como uma gota de orvalho, que desce de madrugada sobre a terra.*

23 Tendes compaixão de todos, porque vós podeis tudo; e para que se arrependam, fechais os olhos aos pecados dos homens.

24 Porque amais tudo que existe, e não odiais nada do que fizestes, porquanto, se o odiásseis, não o teríeis feito de modo algum.

25 Como poderia subsistir qualquer coisa, se não o tivésseis querido, e conservar a existência, se por vós não tivesse sido chamada?

26 Mas poupais todos os seres, porque todos são vossos, ó Senhor, que amais a vida.




Versículos relacionados com Sabedoria, 11:

O capítulo 11 do livro de Sabedoria apresenta uma reflexão sobre a ação divina na história da humanidade, mostrando como Deus conduz e protege seu povo. Além disso, destaca-se a importância de reconhecer a grandeza de Deus e de confiar em sua sabedoria. A seguir, são apresentados cinco versículos relacionados com esses temas:

Salmos 139:5: "Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão." Este verso destaca a ação de Deus na vida das pessoas, protegendo-as e cuidando delas.

Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Este verso mostra a importância de confiar em Deus e reconhecer sua sabedoria, permitindo que Ele dirija nossos caminhos.

Isaías 55:8-9: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Este verso enfatiza a grandeza e a sabedoria de Deus, mostrando que seus caminhos são mais altos e mais sábios do que os nossos.

Romanos 11:33-34: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Pois, quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?" Este verso destaca a sabedoria e a grandeza de Deus, mostrando que seus caminhos são insondáveis e que ninguém pode compreender completamente seus planos.

Efésios 3:20-21: "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" Este verso destaca a grandeza e a capacidade de Deus para fazer muito mais do que podemos pedir ou pensar, mostrando que podemos confiar plenamente em sua sabedoria e em seu poder.


Fejezetek: