Jó, 22

Bíblia Ave Maria

1 Elifaz de Temã tomou a palavra nestes termos:

2 “Pode o homem ser útil a Deus? O sábio só é útil a si mesmo.

3 De que serve ao Todo-poderoso que sejas justo? Tem ele interesse que teu proceder seja íntegro?

4 É por causa de tua piedade que ele te pune e entra contigo em juízo?

5 Não é enorme a tua malícia e não são inumeráveis as tuas iniquidades?

6 Sem razão penhoraste os teus irmãos e despojaste de suas vestes os miseráveis.*

7 Não davas água ao sedento, recusavas pão ao esfomeado.

8 A terra era do mais forte, e o protegido é que nela se estabelecia.

9 Despedias as viúvas de mãos vazias e quebravas os braços dos órfãos.

10 Eis por que estás cercado de laços e os terrores súbitos te amedrontam.

11 Tua luz tornou-se trevas, já não vês nada e o dilúvio das águas te engole.

12 Não está Deus nas alturas do céu? Vê a abóbada estrelada, como está alta!

13 E dizes: ‘Que sabe Deus? Pode ele julgar através de nuvens escuras?

14 As nuvens formam um véu que o impede de ver ele passeia apenas pela abóbada do céu’.

15 Queres seguir, pois, rotas antigas por onde andaram os homens iníquos?

16 Que foram arrebatados antes do tempo e cujos fundamentos foram arrastados com as águas!*

17 Exclamam a Deus: ‘Retira-te de nós! Que poderia fazer-nos o Todo-poderoso?’.

18 Foi ele, entretanto, que lhes cumulou de bens as casas. Contudo, longe de mim os conselhos dos ímpios!

19 Vendo-os, os justos se alegram e o inocente zomba deles:

20 ‘Nossos inimigos estão aniquilados e o fogo devorou-lhes as riquezas!’.

21 Reconcilia-te, pois, com Deus e faze as pazes com ele: é assim que te será de novo dada a felicidade.

22 Aceita a instrução de sua boca e põe suas palavras em teu coração.

23 Se te voltares humildemente para o Todo-poderoso, se afastares a iniquidade de tua tenda,

24 se atirares as barras de ouro ao pó e o ouro de Ofir aos pedregulhos da torrente,*

25 o Todo-poderoso será teu ouro e um monte de prata para ti.

26 Então farás do Todo-poderoso as tuas delícias e levantarás teu rosto a Deus.

27 Tu lhe suplicarás, ele te ouvirá e cumprirás os teus votos.

28 Formarás os teus projetos, que terão feliz êxito e a luz brilhará em tuas veredas.

29 Pois Deus abaixa o altivo e o orgulhoso, mas socorre aquele que abaixa os olhos.

30 Ele salva o inocente, o qual é libertado pela pureza de suas mãos”.




Versículos relacionados com Jó, 22:

No capítulo 22 do livro de Jó, o amigo de Jó, Elifaz, acusa Jó de ter pecado contra Deus e sugere que seus sofrimentos são um castigo divino. Elifaz argumenta que se Jó se arrepender e se voltar para Deus, ele será restaurado e abençoado novamente. No entanto, Jó afirma sua inocência e continua a questionar por que Deus permitiu que ele sofresse tanto. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Jó 22:

Salmos 37:25: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão." Este versículo sugere que Deus não abandona os justos, contrariando a afirmação de Elifaz de que Jó sofre por causa de seus pecados.

Provérbios 11:8: "O justo é livrado da angústia, e o ímpio vem em seu lugar." Este versículo pode ser visto como uma resposta às acusações de Elifaz de que Jó está sofrendo porque pecou.

Isaías 55:6-7: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." Elifaz insiste que Jó precisa se arrepender e se voltar para Deus para ser restaurado, e este versículo pode ser visto como uma exortação semelhante.

Romanos 8:28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." Este versículo sugere que Deus pode usar até mesmo as coisas ruins para o bem de Seus filhos, o que é um conceito que Jó está lutando para entender.

Hebreus 12:6: "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho." Este versículo pode ser visto como uma resposta à afirmação de Elifaz de que Jó está sofrendo porque Deus está punindo seus pecados. Ele sugere que Deus disciplina aqueles a quem Ele ama, o que pode ser um aspecto do sofrimento de Jó.


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