Tobias, 7

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Entraram, pois, em casa de Raguel, que os recebeu com alegria.

2 Pondo Raguel os olhos em Tobias, disse para Ana, sua mulher: Como este jovem é parecido com meu primo!

3 Dito isto, perguntou: Donde sois vós, ó jovens nossos irmãos? Eles responderam : Somos da tribo de Neftali, dos cativos de Ninive.

4 Raguel disse-lhes: Vós conheceis meu irmão Tobias? Eles responderam: Conhecemos.

5 Como Raguel fizesse o elogio de Tobias. o anjo disse a Raguel: Esse Tobias, por quem perguntas, é o pai deste jovem.

6 Raguel correu para ele, abraçou-o com lágrimas, chorando sobre o seu pescoço.

7 Abençoado sejas, disse, meu filho, porque és filho de um homem de bem e virtuosíssimo.

8 Ana, sua mulher, e Sara, sua filha, derramavam lágrimas.

9 Depois que falaram, mandou Raguel matar um carneiro e preparar um banquete. Quando ele os rógava que se pusessem à mesa,

10 Tobias disse: Eu não comerei nem beberei aqui hoje, antes que tu me não despaches a minha petição, prometendo dar-me Sara, tua filha.

11 Ouvindo isto, Raguel assustou-se, sabendo o que tinha acontecido aos sete maridos que se tinham aproximado dela, e começou a temer que sucedesse também o mesmo a este. Como vacilasse e não desse resposta alguma à petição de Tobias.

12 o anjo disse-lhe: Não temas dar tua filha a este jovem, porque a este, que é temente a Deus, é devida a tua filha como esposa. Por isso nenhum outro a pode ter.

13 Então Raguel respondeu: Não duvido que Deus aceitasse em sua presença as minhas orações e as minhas lágrimas.

14 Creio que ele fez que viésseis ter comigo, para que está filha se desposasse com um da sua parentela, segundo a lei de Moisés, Portanto não duvides que eu ta darei.

15 E, pegando na mão direita de sua filha, a pôs na mão direita de Tobias, dizendo: O Deus de Abraão, o Deus de Isaac o Deus de Jacob seja convosco, que ele mesmo vos ajunte e cumpra em vós a sua bênção.

16 Depois, tomando papel, fizeram a escritura de casamento.

17 Tomaram parte no banquete, bendizendo a Deus.

18 Raguel chamou Ana, sua mulher, e ordenou-Ihe que preparasse outro aposento.

19 (Ana) introduziu lá Sara, sua filha, e pôs-se a chorar.

20 E disse-lhe: Tem ânimo, minha filha; o Senhor do céu te encha de alegria pelos desgostos que tens sofrido.




Versículos relacionados com Tobias, 7:

Tobias 7 narra a jornada de Tobias e Azarias para a casa de Raquel, parente de Tobias, a fim de pedir dinheiro emprestado para Tobias. Durante a viagem, eles param para lavar os pés em um rio e um peixe quase os ataca. Azarias diz a Tobias para pegar o peixe, que será usado mais tarde para curar a cegueira de Tobit, pai de Tobias. Os versículos selecionados abaixo estão relacionados com o tema da cura:

Tobias 6:2: "Pegue o peixe". Neste versículo, Azarias diz a Tobias para pegar o peixe que quase os atacou no rio. Isso é importante porque o peixe será usado mais tarde para curar a cegueira de Tobit.

João 9:1-7: Este é o relato da cura de um homem cego por Jesus. A cura é realizada com lodo feito de saliva e terra que Jesus aplica nos olhos do homem. Este versículo é relevante porque mostra outra forma de cura de uma condição física, neste caso a cegueira.

Mateus 9:27-30: Neste relato, dois cegos encontram Jesus e pedem para ser curados. Jesus toca seus olhos e eles são curados. Isso é importante porque mostra o poder de cura de Jesus.

Marcos 8:22-26: Este é outro relato de Jesus curando a cegueira de um homem. Jesus coloca saliva nos olhos do homem e, em seguida, ele começa a enxergar, embora embaçado. Esse versículo é relevante porque mostra que a cura pode ser alcançada de diferentes maneiras.

Atos 3:1-10: Este é o relato de Pedro e João curando um homem coxo na entrada do templo. Eles pedem ao homem que ande e, imediatamente, ele é curado e começa a andar. Isso é importante porque mostra que a cura pode acontecer de forma imediata e milagrosa.


Poglavlja: