Sabedoria, 14

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Um outro ainda, fazendo tenção de se fazer ao mar, preparando-se para atravessar as impetuosas ondas, invoca um madeiro mais frágil do que o barco que o leva.

2 Com efeito, a cobiça de ganhar inventou o navio, e um artista pela sua sabedoria o fabricou. (ver nota)

3 Mas a tua providência, ó Pai, é que o governa, porque tu até no mar abriste caminho, e uma derrota seguríssima por entre as ondas, (ver nota)

4 mostrando que és poderoso para salvar de todos (os perigos), ainda que alguém se meta no mar sem conhecimento da arte (de marear).

5 Queres, entretanto, que as obras da tua sabedoria não sejam vãs, e, por isso, os homens confiam a um pequeno lenho as suas vidas, e, atravessando o mar sobre uma embarcação, chegam a salvamento. (ver nota)

6 Desta sorte, nos primeiros tempos, quando pereceram os soberbos gigantes, refugiou-se a esperança de toda a terra numa barca, conservando para o mundo a semente das novas gerações, graças à tua mão que a governava. (ver nota)

7 O madeiro, do qual se faz bom uso, é bendito.

8 mas o ídolo, obra das mãos (do homem), é maldito, ele e o seu autor; este, porque de facto o fabricou, e aquele, porque, sendo uma coisa corruptível foi chamado deus.

9 Deus aborrece, de facto, igualmente o ímpio e a sua impiedade.

10 A obra será castigada juntamente com o seu autor.

11 Por esta causa serão também julgados os ídolos das nações, porque, no meio da criação de Deus, tornaram-se uma abominação, objecto de escândalo para as almas dos homens, e um laço para os pés dos insensatos. (ver nota)

12 A ideia de fazer ídolos foi o princípio da fornicação, a sua invenção foi a perda da vida. (ver nota)

13 Eles não existiam no princípio, nem durarão sempre.

14 Foi a vaidade dos homens que os introduziu no mundo, e por isso, em breve, se verá o seu fim, decidido por Deus.

15 Penetrado um pai de dor amarga, fez a imagem de seu filho, que prematuramente lhe tinha sido arrebatado, e aquele, que não era mais que um morto, começou a adorar como deus, transmitindo aos seus servos ritos secretos e cerimônias.

16 Depois, com o andar do tempo, firmando-se este ímpio costume, foi observado como uma lei, e por ordem dos príncipes foram também adorados os simulacros.

17 Aqueles que não podiam honrar em presença os que estavam distantes, mandavam representar a sua figura que se achava longe, mandavam fazer a imagem visível do Rei, a quem queriam honrar, a fim de prestar aquele que estava ausente um culto tão zeloso como se estivesse presente.

18 A ambição do artista excitou também este culto mesmo no espírito dos que não conheciam o rei,

19 porque, desejando o artista agradar ao soberano, esmerou-se com a sua arte em tornar a representação mais bela que a realidade;

20 o vulgo, seduzido pela beleza da obra, tomou por um Deus aquele que até ali tinha honrado como homem.

21 Isto foi ocasião de queda para a vida (humana), (proveniente) de que os homens, sujeitando-se à lei da desgraça ou da tirania, deram às pedras e à madeira o nome incomunicável. (ver nota)

22 Como se não bastasse terem errado acerca do conhecimento de Deus, os homens, vivendo em grande guerra de ignorância, deram o nome de paz a tão grandes males. (ver nota)

23 Sacrificando os seus próprios filhos, celebrando mistérios clandestinos, entregando-se a orgias desenfreadas de ritos estranhos,

24 não conservam puros nem o seu proceder nem os seu matrimônios, mas um mata outro por traição ou o ultraja com o adultério.

25 Há em toda a parte, numa confusão completa, sangue, homicídio, furto, engano, corrupção, infidelidade, revolta, perjúrio, perseguição dos bons,

26 esquecimento dos benefícios, contaminação das almas, crimes contra a natureza, instabilidade dos matrimônios, adultério e impudicícia.

27 Porque o culto dos ídolos sem nome é o princípio, a causa e o fim de todo o mal.

28 Praticam loucuras enquanto se divertem, ou fazem vaticínios cheios de mentira, ou vivem na Injustiça, ou juram falso sem escrúpulo.

29 Como depositam a sua confiança nos ídolos, que não têm vida, esperam não receber punição de tais perjúrios.

30 Porém sobre eles virá o merecido castigo por ambos estes crimes: porque pensaram mal de Deus aderindo aos ídolos, e com fraude juraram injustamente, desprezando a santidade.

31 Não é o poder daqueles, por quem juraram, mas a pena devida aos pecadores que anda sempre no alcance da prevaricação dos injustos.




Versículos relacionados com Sabedoria, 14:

Sabedoria 14 trata da loucura dos povos que adoram ídolos e dos males que isso causa, enquanto exalta a sabedoria em Deus. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas do capítulo:

Isaías 44:20: "Ele se alimenta de cinzas, o coração enganoso o desvia; ele não consegue salvar-se nem dizer: 'Não é mentira o que tenho nas mãos?'" Este versículo descreve a futilidade da adoração de ídolos e como isso leva à enganação e à falta de salvação.

Salmos 96:5: "Todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus." Este versículo destaca a superioridade de Deus sobre os ídolos e aponta para a verdadeira adoração a Ele.

Isaías 2:18: "E todos os ídolos desaparecerão completamente." Aqui, o profeta Isaías fala do fim dos ídolos e como eles serão deixados para trás quando a verdadeira adoração a Deus for estabelecida.

Atos 17:29: "Sendo, pois, descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante ao ouro, à prata, ou à pedra, esculpida pela arte e imaginação do homem." O apóstolo Paulo fala aos gregos em Atenas sobre a verdadeira natureza de Deus e como Ele não pode ser representado por ídolos feitos por mãos humanas.

1 Coríntios 10:19-20: "Será que quero dizer com isso que o sacrifício oferecido aos ídolos é alguma coisa? Ou que um ídolo é alguma coisa? Não! Mas digo que aquilo que os pagãos sacrificam, eles sacrificam aos demônios, e não a Deus. E eu não quero que vocês tenham comunhão com os demônios." O apóstolo Paulo adverte os cristãos em Corinto sobre a perigosa adoração de ídolos e como ela pode levar à comunhão com demônios em vez de Deus.


Poglavlja: