Atos dos Apóstolos, 10

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Havia então em Cesareia um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada Itálica,

2 religioso e temente a Deus com toda a sua casa, o qual dava muitas esmolas ao povo e orava a Deus assiduamente.

3 Este viu claramente numa visão, cerca da hora nona, que um anjo de Deus se apresentava diante dele e lhe dizia: "Cornélio."

4 Ele, fixando os olhos no anjo, possuído de temor, disse: "Que é isto, Senhor?" O anjo respondeu-lhe: "As tuas orações e as tuas esmolas subiram como um memorial à presença de Deus.

5 Agora envia homens a Jope e manda vir um certo Simão, que tem por sobrenome Pedro,

6 o qual se encontra hospedado em casa de um tal Simão, curtidor, cuja casa fica junto ao mar."

7 Tendo-se retirado o anjo que lhe falava, (Cornélio) chamou dois dos seus criados e um soldado temente a Deus, daqueles que estavam às suas ordens,

8 e, tendo-lhes contado tudo isto, os enviou a Jope.

9 No dia seguinte, indo eles em viagem e estando perto da cidade, subiu Pedro à parte superior da casa para fazer oração, cerca da hora sexta.

10 Como tivesse fome, quis comer. Mas, enquanto lho preparavam, caiu em êxtase:

11 viu o céu aberto, e descer um objecto, semelhante a um grande lençol, suspenso pelos quatro cantos, que baixava para a terra,

12 no qual havia de todos os quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.

13 Ouviu esta voz: "Levanta-te, Pedro, mata e come."

14 Mas Pedro disse: "De nenhum modo. Senhor, porque nunca comi nada manchado ou impuro."

15 Mas a voz tornou-lhe segunda vez a dizer: "Não chames impuro ao que Deus declarou puro."

16 Isto repetiu-se três vezes, e logo o objecto foi retirado para o céu.

17 Enquanto Pedro estava incerto dentro de si sobre o que queria significar a visão que tinha tido, eis que os homens enviados por Cornélio, perguntando pela casa de Simão, chegaram à porta.

18 Tendo chamado, perguntaram se estava ali hospedado Simão, que tinha por sobrenome Pedro.

19 Estando Pedro a pensar na visão, disse-lhe o Espírito: "Eis três homens que te procuram.

20 Levanta-te, pois, desce e vai com eles sem duvidar, porque fui eu que os enviei."

21 Descendo Pedro para ir ter com os homens, disse: "Aqui me tendes, sou eu quem buscais; qual é a causa por que viestes aqui?"

22 Eles disseram: "O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus, tido em consideração por toda a nação dos Judeus, recebeu ordem de um anjo santo para te mandar chamar a sua casa, para ouvir as tuas palavras."

23 Então (Pedro), mandando-os entrar, os hospedou. No dia seguinte, levantando-se, partiu com eles, em companhia de alguns irmãos de Jope.

24 No dia seguinte, entraram em Cesareia. Cornélio estava-os esperando, tendo convidado os seus parentes e mais íntimos amigos.

25 Quando Pedro estava para entrar, saiu Cornélio a recebê-lo, prostrando-se a seus pés.

26 Mas Pedro o levantou, dizendo: "Levanta-te, que eu também sou um homem."

27 E, conversando com ele, entrou em casa, onde encontrou muitas pessoas reunidas.

28 Disse-lhes: "Vós sabeis como é coisa abominável, para um homem judeu, o unir-se a um estrangeiro ou aproximar-se dele; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chamasse manchado ou impuro.

29 Por isso vim sem hesitação, logo que fui chamado. Pergunto, pois, por que motivo me chamastes?"

30 Cornélio disse: "Faz hoje quatro dias que eu estava orando em minha casa, à hora nona, quando apareceu diante de mim um homem de vestes resplandecentes, que me disse:

31 Cornélio, a tua oração foi atendida, e as tuas esmolas foram lembradas na presença de Deus.

32 Manda, pois, a Jope chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro, o qual está hospedado em casa de Simão, curtidor, junto do mar.

33 Por isso mandei imediatamente chamar-te, e tu fizeste bem em vir. Agora todos nós, reunidos aqui, na presença de Deus, estamos dispostos a ouvir tudo o que o Senhor te ordenou que nos digas."

34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: "Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas,

35 mas que, em qualquer nação, aquele que o teme e pratica a justiça, lhe é agradável.

36 Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

37 Sabeis o que aconteceu por toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do baptismo que João pregou:

38 Como Deus ungiu com o Espírito Santo e com poder a Jesus de Nazaré, o qual andou, de lugar em lugar, fazendo bem e sarando todos os oprimidos do demônio, porque Deus era com ele.

39 Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez no país dos Judeus e em Jerusalém; mas mataram-no, suspendendo-o num madeiro.

40 Deus, porém, ressuscitou-o, ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,

41 não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus tinha escolhido antes, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressuscitou dos mortos.

42 Mandou-nos pregar ao povo e dar testemunho de que ele é o que Deus constituiu juiz dos vivos e dos mortos.

43 Dele dão este testemunho todos os profetas: todo o que crê nele, recebe por meio do seu nome, a remissão dos pecados." (ver nota)

44 Estando Pedro ainda proferindo estas palavras, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a pregação.

45 E os fiéis circuncisos, que tinham ido com Pedro, admiraram-se de ver que a graça do Espírito Santo foi também difundida sobre os gentios, (ver nota)

46 porque os ouviam falar línguas e glorificar a Deus. Então Pedro disse:

47 "Porventura pode alguém recusar a água do baptismo àqueles que receberam o Espírito Santo como nós?"

48 E mandou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Então rogaram-lhe que ficasse alguns dias com eles.




Versículos relacionados com Atos dos Apóstolos, 10:

Atos dos Apóstolos 10 relata a história de Cornélio, um centurião romano que teve uma visão e enviou mensageiros a Pedro para que ele viesse até ele. Pedro teve sua própria visão, que o levou a compreender que Deus não faz acepção de pessoas, e pregou o evangelho para Cornélio e sua família. Os versículos relacionados com os temas abordados em Atos dos Apóstolos 10 são:

Atos dos Apóstolos 10:34-35: "Então Pedro começou a falar: 'Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.'" Neste versículo, Pedro compreende a mensagem de sua visão e percebe que Deus não faz distinção entre as pessoas com base em sua nacionalidade ou origem étnica.

Atos dos Apóstolos 10:44-45: "Enquanto Pedro ainda falava estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. Os fiéis circuncisos que haviam vindo com Pedro ficaram admirados, porque o dom do Espírito Santo tinha sido derramado até mesmo sobre os gentios." Este versículo mostra que, apesar das expectativas dos judeus convertidos de que apenas os circuncisos seriam agraciados com o Espírito Santo, este foi derramado sobre todos os que ouviam a mensagem de Pedro, incluindo os gentios.

Atos dos Apóstolos 10:38: "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele." Neste versículo, Pedro resume o ministério de Jesus e enfatiza que Deus estava com ele.

Atos dos Apóstolos 10:43: "Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome." Aqui, Pedro proclama que o perdão dos pecados está disponível para todos aqueles que creem em Jesus.

Atos dos Apóstolos 10:47-48: "Então Pedro disse: 'Será que alguém pode recusar a água do batismo a estas pessoas que receberam o Espírito Santo da mesma forma que nós?' E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então pediram a Pedro que ficasse com eles por alguns dias." Este versículo mostra que Pedro reconheceu a validade da fé de Cornélio e de sua família e os batizou em nome de Jesus Cristo.


Poglavlja: