Salmos, 78

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Salmo. De Asaf. Ó Deus, vieram as nações à tua herança contaminaram o teu santo templo, reduziram Jerusalém a um montão de ruínas.

2 Deram os cadáveres dos teus servos em pasto às aves do céu, as carnes dos teus santos aos animais da terra.

3 Derramaram o seu sangue como água à roda de Jerusalém, e não havia quem lhes desse sepultura.

4 Tornámo-nos o opróbrio dos nossos vizinhos, o escárnio e a mofa daqueles que nos rodeiam.

5 Até quando, Senhor? Permanecereis irado sempre? O teu zelo arderá sempre como o fogo?

6 Derrama a tua ira sobre as nações, que te não conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome.

7 Com efeito eles devoraram Jacob, e devastaram a sua morada.

8 Não recordes contra nós as culpas dos nossos antepassados, venha, quanto antes, ao nosso encontro a tua misericórdia, porque estamos reduzidos a grande miséria.

9 Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, para glória do teu nome, livra-nos, e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.

10 Para que hão-de dizer as gentes: "Onde está o Deus deles?" Seja notória entre as gentes, diante dos nossos olhos, a vingança do sangue dos teus servos, que tem sido derramado.

11 Chegue à tua presença o gemido dos cativos; com o poder do teu braço livra os condenados à morte.

12 Retribui aos nossos vizinhos, sete vezes no seu seio, o opróbrio que eles te fizeram, Senhor.

13 Nós, porém, teu povo e ovelhas de teu pasto, nós te glorificaremos para sempre; de geração em geração publicaremos os teus louvores.




Versículos relacionados com Salmos, 78:

O Salmo 78 é um poema que fala sobre a importância de ensinar as gerações futuras sobre as maravilhas de Deus e Seus mandamentos. O autor do Salmo usa a história de Israel para mostrar que Deus tem sido fiel ao longo dos anos, mas muitas vezes Seu povo se esquece de Suas bênçãos e rebelam-se contra Ele. A seguir, estão cinco versículos selecionados em ordem de proximidade com os temas do capítulo, mas excluindo os versículos do Salmo 78:

Deuteronômio 6:6-7: "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Este versículo enfatiza a importância de ensinar a Palavra de Deus às gerações futuras, não apenas por meio da instrução verbal, mas também por meio de exemplo.

Juízes 2:10: "Depois que toda aquela geração foi reunida a seus pais, levantou-se outra geração que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera por Israel." Este versículo mostra o fracasso do povo de Israel em transmitir a fé e o conhecimento de Deus para as gerações seguintes, o que resultou em sua rebelião.

2 Crônicas 34:31: "Então o rei se pôs em pé no seu lugar, e fez a aliança perante o Senhor, de andar após o Senhor, e de guardar os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, de todo o seu coração, e de toda a sua alma, cumprindo as palavras da aliança que estavam escritas naquele livro." Este versículo destaca a importância da obediência aos mandamentos de Deus, que devem ser escritos em nossos corações e seguidos com sinceridade.

Provérbios 22:6: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." Este versículo mostra a importância de ensinar as crianças desde cedo sobre a Palavra de Deus, para que possam crescer em conhecimento e fé.

2 Timóteo 2:2: "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." Este versículo destaca a importância de ensinar a Palavra de Deus a outras pessoas, não apenas para a transmissão de conhecimento, mas para ajudá-las a crescer em fé e relacionamento com Deus.


Chapitres: