II Reis, 24

Bíblia Matos Soares (1956)

1 No tempo de Joaquim marchou Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra Joaquim, que lhe ficou sujeito durante três anos. Depois revoltou-se contra ele.

2 O Senhor mandou contra ele (por meio de Nabucodonosor) guerrilheiros dos Caldeus, guerrilheiros da Síria, guerrilheiros de Moab e guerrilheiros dos filhos de Amon, e fê-los ir contra Judá para o extinguirem, segundo a palavra do Senhor, que tinha dito pelos profetas, seus servos.

3 Isto aconteceu em cumprimento da palavra do Senhor contra Judá, de o tirar da sua presença por causa de todos os crimes, que Manassés tinha cometido,

4 e por causa do sangue que ele derramou, tendo enchido Jerusalém de sangue de inocentes. Por isso o Senhor não quis mostrar-se propício.

5 O resto das acções de Joaquim, tudo o que ele fez, está escrito no livro das Crônicas dos reis de Judá. Joaquim adormeceu com seus pais,

6 e, em seu lugar, reinou seu filho Joaquim.

7 O rei do Egipto, daquele tempo em diante, não tentou mais sair do seu reino, porque o rei de Babilônia tinha levado tudo o que tinha sido do rei do Egipto, desde a torrente do Egipto até ao rio Eufrates.

8 Joaquim tinha dezoito anos, quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noesta, filha de Elnatan, de Jerusalém.

9 Ele fez o mal diante do Senhor segundo tudo o que seu pai tinha feito.

10 Naquele tempo vieram os oficiais de Nabucodonosor, rei de Babilónia, contra Jerusalém, e a cidade foi bloqueada com trincheiras.

11 Depois, Nabucodonosor, rei de Babilónia, veio pessoalmente com a sua gente contra a cidade para a expugnar.

12 Joaquim, rei de Judá, foi ter com o rei de Babilônia, ele e sua mãe, seus servos, seus oficiais e seus eunucos. O rei de Babilônia recebeu-o no oitavo ano do seu reinado.

13 Levou dali todos os tesouros da casa do Senhor e todos os tesouros da casa real, e despedaçou todos os vasos de ouro que Salomão, rei de Israel, tinha feito para o templo do Senhor, conforme a palavra do Senhor.

14 Levou para o cativeiro toda a Jerusalém, todos os chefes, todos os valentes do exército, ao todo dez mil, e todos os artistas e ferreiros; não ficou nada, à excepção dos pobres, dentre o povo do país.

15 Deportou também para Babilônia Joaquim, a mãe do rei, as mulheres do rei e os seus eunucos, e levou cativos de Jerusalém para Babilônia todos os grandes do país.

16 Todos os homens robustos, em número de sete mil, os artistas e ferreiros, em número de mil, todos os homens fortes e guerreiros, o rei de Babilônia levou-os cativos para a Babilônia.

17 Em lugar de Joaquim constituiu rei a Matanias, seu tio paterno, e pôs-lhe o nome de Sedecias.

18 Sedecias tinha vinte e um anos, quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Amital, filha de Jeremias, de Lobna.

19 Ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que tinha feito Joaquim.

20 A ira do Senhor crescia contra Jerusalém e contra Judá, até os rejeitar da sua presença. Sedecias revoltou-se contra o rei de Babilônia.




Versículos relacionados com II Reis, 24:

O capítulo 24 de 2 Reis relata a queda de Judá diante da Babilônia, incluindo a invasão do rei Nabucodonosor, o cerco de Jerusalém e o exílio do rei Joaquim e grande parte do povo de Judá. Para encontrar cinco versículos relacionados com os temas abordados nesse capítulo, vasculhei toda a Bíblia e selecionei:

Jeremias 25:9: "Eis que enviarei e tomarei todas as famílias do Norte, diz o Senhor, e a Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra e contra os seus habitantes e contra todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente e farei deles objeto de horror e de assobio, perpétuas ruínas." Esse versículo prediz a queda de Jerusalém e a invasão da Babilônia, demonstrando a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas.

Jeremias 21:7: "Depois disto, diz o Senhor, entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo, e os que nesta cidade restarem da peste, da espada e da fome, na mão de Nabucodonosor, rei da Babilônia, na mão dos seus inimigos, na mão dos que buscam tirar-lhes a vida; e ele os ferirá a fio de espada, não os poupará, nem terá piedade, nem se compadecerá." Esse versículo indica a punição que seria imposta a Judá por sua infidelidade, incluindo o exílio e a morte de muitos de seus habitantes.

Lamentações 1:3: "Judá foi para o cativeiro por causa da aflição e da grande servidão; habita entre as nações, não acha descanso; todos os seus perseguidores a alcançam entre as suas angústias." Esse versículo descreve a situação de Judá após o exílio, vivendo como uma nação dispersa e oprimida entre outras nações.

Ezequiel 17:12: "Dize, pois, à casa rebelde: Não sabeis o que significam estas coisas? Dize: Eis que veio o rei da Babilônia a Jerusalém, e tomou o rei dela e os príncipes dela, e os levou consigo para Babilônia." Esse versículo faz referência ao exílio de Joaquim e dos príncipes de Judá para a Babilônia, enfatizando a justiça de Deus em punir a infidelidade do povo.

Salmos 137:1: "Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião." Esse versículo descreve a tristeza e a saudade do povo de Judá pelo lugar que lhes foi tirado e a necessidade de lembrar de Deus e de sua aliança mesmo em meio à adversidade.


Chapitres: