Mosaico decorativo

1. Não litigues com um homem poderoso, para que não suceda que lhe caias nas mãos.

2. Não contendas com o homem rico, para que não suceda que te mova algum processo, (ver nota)

3. porque o ouro e a prata têm perdido muitos, e o seu poder chega até a desencaminhar o coração dos reis.

4. Não disputes com o grande falador, e não meterás mais lenha no seu fogo.

5. Não tenhas trato com o homem mal educado, para que não suceda falar mal dos teus antepassados. (ver nota)

6. Não desprezes o homem que se retira do pecado, não o censures (pelo mal que fez antes): lembra-te que todos nós somos dignos de castigo. Não desprezes nenhum homem na sua velhice, porque alguns de entre nós envelhecerão também.

8. Não te regozijes com a morte do teu inimigo; considera que todos nós havemos de morrer e que não queremos que haja regozijo por isso.

9. Não desprezes o que contarem os velhos sábios, mas faze com que te sejam familiares as suas sentenças :

10. deles aprenderás a sabedoria, os ensinamentos da inteligência e a arte de servir os grandes de um modo irrepreensível.

11. Não deixes de ouvir o que contam os velhos, porque eles o aprenderam de seus pais;

12. deles aprenderás a inteligência e a arte de responder oportunamente.

13. Não acendas os carvões dos pecadores, arguindo-os. para que não sejas abrasado na chama do fogo dos seus pecados. (ver nota)

14. Não resistas, cara a cara, a um homem insolente, para que não suceda que ele se ponha a armar laços às tuas palavras,

15. Não emprestes a um homem mais poderoso do que tu, porque, se lhe emprestares, faze de conta que o perdeste.

16. Não fiques por fiador em mais do que podem as tuas forças, porque, se ficares, considera-te obrigado a pagar.

17. Não arrazoes contra um juiz, porque ele julga o que supõe ser justo.

18. Não te metas a uma viagem com homem temerário, para que não suceda que ele faça recair sobre ti os seus males; com efeito, ele anda segundo a sua (caprichosa) vontade, e tu perecerás com ele pela sua loucura.

19. Não tenhas rixas com o homem colérico, e com o temerário não vás a um lugar solitário, porque para ele nada vale o sangue, e, longe de todo o socorro, te esmagará.

20. Não te aconselhes com loucos, porque eles não poderão amar senão o que lhes apraz.

21. Não deliberes diante dum estranho, porque não sabes o que ele poderá conceber.

22. Não descubras o teu coração a qualquer homem, para que não suceda que te mostre uma falsa amizade e te ultraje.


Lisez la Bible en un an

Rejoignez notre communauté et lisez la Bible en entier en 365 jours. Un parcours structuré et inspirant pour approfondir votre foi et votre connaissance des Écritures.