I Timóteo, 3

Bíblia Ave Maria

1 Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime.

2 Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar.*

3 Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado;

4 deve saber governar bem a sua casa, educar os seus filhos na obediência e na castidade.

5 Pois quem não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da Igreja de Deus?

6 Não pode ser um recém-convertido, para não aconte­cer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio.

7 Importa, outrossim, que goze de boa consideração por parte dos de fora, para que não se exponha ao desprezo e caia assim nas ciladas diabólicas.

8 Do mesmo modo, os diáconos sejam honestos, não de duas atitudes nem propensos ao excesso da bebida e ao espírito de lucro;

9 que guardem o mistério da fé numa consciência pura.

10 Antes de poderem exercer o seu ministério, sejam provados para que se tenha certeza de que são irrepreensíveis.

11 As mulheres também sejam honestas, não difamadoras, mas sóbrias e fiéis em tudo.*

12 Os diáconos não sejam casados senão uma vez, e saibam governar os filhos e a casa.

13 E os que desempenharem bem estse ministério, alcançarão honrosa posição e grande confiança na fé, em Jesus Cristo.

14 Estas coisas te escrevo, mas espero ir visitar-te muito em breve.

15 Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.

16 Sim, é tão sublime – unanimemente o proclamamos – o mistério da bondade divina: “manifestado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, anunciado aos povos, acreditado no mundo, exaltado na glória!”.*




Versículos relacionados com I Timóteo, 3:

1 Timóteo 3 apresenta uma série de requisitos para aqueles que desejam servir como líderes na igreja, incluindo bispos e diáconos. É destacada a importância de uma conduta exemplar, de um bom testemunho e de habilidades específicas para liderar e ensinar. A seguir, estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Timóteo 3:

1 Pedro 5:2: "pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade" Este versículo destaca a importância de um coração voluntário e desprendido na liderança, sem buscar benefícios pessoais ou agir por obrigação, mas sim com uma motivação genuína em servir ao rebanho.

Tito 1:7-8: "Porque é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus; não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas hospitaleiro, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante" Este trecho destaca alguns dos requisitos específicos para ser um bispo, incluindo a importância de ser hospitaleiro, moderado, justo e santo, além de não possuir características negativas como a ira, o orgulho e a cobiça.

Provérbios 22:29: "Vês um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior" Este versículo destaca a importância da diligência e da excelência na realização do trabalho, o que pode resultar em reconhecimento e avanço na posição de liderança.

1 Timóteo 4:16: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" Aqui, é enfatizada a necessidade de cuidar da própria conduta e da fidelidade à doutrina, o que é essencial para a salvação não só do líder, mas também daqueles que são influenciados por ele.

1 Coríntios 9:27: "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado" Este versículo destaca a importância da disciplina pessoal e da submissão ao Espírito Santo, a fim de evitar cair em tentação e perder o testemunho diante daqueles a quem se prega.


Chapitres: