São Marcos, 16
1. Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus.
1. Passado o dia de sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamar Jesus.
2. E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado.*
2. Partindo no primeiro dia da semana, de manhã cedo, chegaram ao sepulcro, quando o sol já era nascido.
3. E diziam entre si: “Quem removerá a pedra do sepulcro para nós?”.
3. Diziam entre si: "Quem nos hã-de revolver a pedra da boca do sepulcro?
4. Levantando os olhos, elas viram removida a pedra, que era muito grande.
4. Mas, olhando, viram revolvida a pedra, que era muito grande.
5. Entrando no sepulcro, viram, sentado do lado direito, um jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se.
5. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido de uma túnica branca, e ficaram assustadas.
6. Ele lhes falou: “Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram.
6. Ele disse-lhes: "Não temais. Buscais a Jesus Nazareno, o crucificado? Ressuscitou, não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram.
7. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galileia. Lá o vereis como vos disse”.
7. Mas ide, dizei a seus discípulos, e especialmente a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse."
8. Elas saíram do sepulcro e fugiram trêmulas e amedrontadas. E a ninguém disseram coisa alguma por causa do medo.
8. Elas, saindo do sepulcro, fugiram, porque as tinha assaltado o temor e estavam fora de si. Não disseram nada a ninguém, tal era o medo que tinham.
9. Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios.*
9. Jesus tendo ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. (ver nota)
10. Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos.
10. Ela foi noticiá-lo aos que tinham andado com ele, os quais estavam aflitos e chorosos.
11. Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar. (= Mt 28,16-20 = Lc 24,13-49 = Jo 20,19-23)
11. Tendo eles ouvido dizer que Jesus estava vivo, e que fora visto por ela, não acreditaram.
12. Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo.*
12. Depois disto, mostrou-se sob outra forma a dois deles, enquanto iam para a aldeia;
13. Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram.
13. os quais foram anunciar aos outros, que nem a estes deram crédito.
14. Por fim, apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.
14. Finalmente apareceu aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a sua incredulidade e dureza de coração, por não terem dado crédito aos que o viram ressuscitado.
15. E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
15. Disse-lhes: "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura.
16. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
16. O que crer e for batizado, será salvo; o que, porém, não crer, será condenado. (ver nota)
17. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
17. Eis os milagres que acompanharão os que crerem: Expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, (ver nota)
18. manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”.
18. manusearão as serpentes, e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre os enfermos, e serão curados." (ver nota)
19. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
19. O Senhor, depois que assim lhes falou, elevou-se ao céu, e foi sentar-se à direita de Deus. (ver nota)
20. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
20. Eles, tendo partido, pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os milagres que a acompanhavam.
Bíblia Ave Maria - Tous droits réservés.
