Zacarias, 2

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Levantei os meus olhos, pus-me a olhar e vi um homem que tinha na sua mão um cordel de medir.

2 Interroguei-o: Para onde vais tu? Respondeu-me: Vou medir Jerusalém, ver qual é a sua largura e qual o seu comprimento.

3 E eis que apareceu o anjo que falava comigo, e outro anjo veio-lhe ao encontro

4 e disse-lhe: Corre, fala a este jovem assim: Jerusalém será habitada sem muros, por causa da multidão de homens e de animais que haverá no meio dela.

5 Eu mesmo, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo, que a cercará, serei no meio dela a sua glória.

6 De pé! De pé! Fugi da terra do aquilão, diz o Senhor, porque eu vos espalhei para os quatro ventos do céu, diz o Senhor, (somente para vos castigar). (ver nota)

7 Salva-te ó Sião, que habitas na cidade de Babilônia!

8 Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Para glória me enviou o Senhor contra as nações que vos despojaram : aquele que tocar em vós, toca na menina dos seus olhos.

9 Eis que vou levantar a minha mão contra estes povos, e eles virão a ser presa daqueles que eram seus escravos; assim conhecereis que o Senhor dos exércitos é que me enviou.

10 Filha de Sião, entoa cânticos, alegra-te, porque eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor.

11 Naquele dia se chegarão muitas nações ao Senhor, e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos é que me enviou a ti. (ver nota)

12 O Senhor possuirá Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá outra vez Jerusalém.

13 Toda a carne esteja em silêncio diante da face do Senhor, porque ele se levantou da sua santa habitação.




Versículos relacionados com Zacarias, 2:

O capítulo 2 de Zacarias começa com uma visão do profeta sobre um homem com uma fita de medição, que representa a restauração e a proteção de Jerusalém. O capítulo também fala da vinda do Messias e do chamado para os exilados se reunirem em Jerusalém. A seguir estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Zacarias 2:

Isaías 40:1-2: "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados." Este versículo fala da consolação do povo de Deus e do perdão de seus pecados, o que é um tema importante no livro de Zacarias.

Jeremias 31:10: "Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e anunciai-a nas ilhas que estão longe, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho." Este versículo fala da reunião do povo de Israel, o que é um tema importante em Zacarias 2.

Isaías 52:7: "Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!" Este versículo fala da chegada das boas novas e da salvação, o que é um tema importante em Zacarias 2.

Isaías 60:1: "Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti." Este versículo fala da chegada da luz e da glória de Deus, o que é um tema importante em Zacarias 2.

Joel 3:16: "E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel." Este versículo fala da proteção de Deus sobre o seu povo, o que é um tema importante em Zacarias 2.


Luvut: