Romanos, 4

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Que (justificação) diremos, pois, ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne?

2 Certamente, se Abraão foi justificado pelas obras (naturais), tem de que se gloriar, mas não junto de Deus.

3 Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e lhe foi tido em conta para a justiça (Gn. 5, 6).

4 Ora ao que trabalha, não se lhe conta o salário como uma graça, mas como uma dívida.

5 Porém ao que não opera, mas crê naquele que justifica o impio, a sua fé (lhe) é imputada como justiça.

6 Como também David proclama bem-aventurado o homem, a quem Deus atribui justiça independentemente das obras.

7 Bem-aventurados aqueles, cujas iniquidades foram perdoadas, e cujos pecados foram cobertos.

8 Bem-aventurado o homem, a quem o Senhor não imputou pecado (Ps. 31, 1-2).

9 Ora esta bem-aventurança é somente para os circuncidados, ou também para os incircuncidados? Porquanto, dizemos que a fé foi imputada a Abraão como justiça.

10 Como lhe foi ela, pois, imputada? Depois da circuncisão, ou antes da circuncisão? Não foi depois da circuncisão, mas antes dela.

11 E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça, recebida pela fé antes da circuncisão, a fim de que fosse pai de todos os crentes incircuncisos, para que também a eles lhes seja imputada a justiça (sem ser precisa a circuncisão),

12 e seja pai dos circuncisos, daqueles que não têm sòmente a circuncisão, mas, além disso, seguem as pisadas da fé que teve nosso pai Abraão antes de ser circuncidado.

13 E assim a promessa a Abraão e à sua posteridade, de que seria herdeiro do mundo, não foi em virtude da lei, mas em virtude da justiça da fé. (ver nota)

14 Com efeito, se os (que vêm) da lei é que são os (únicos) herdeiros, é inutil a fé, e sem efeito a promessa.

15 Porque a lei produz a ira. Onde, pois, não há lei, não há trangressão.

16 Por isso da fé é (que vem) a herança, a fim de que (esta) seja gratuita e certa para toda a posteridade, não sòmente para o que é da lei, mas também para o que é da fé de Abraão, que é pai de todos nós, (ver nota)

17 segundo está escrito: Eu te constitui pai de muitas gentes (Gn. 17, 6). Ele é pai, diante de Deus, em quem acreditou, o qual dá vida aos mortos e chama à existência o que não existe. (ver nota)

18 Esperando contra toda a esperança, teve fé e tornou-se, por isso, pai de muitas gentes, segundo o que lhe foi dito: Assim será a tua descendência (Gn. 15, 5).

19 E, sem vacilar na fé, não considerou nem o seu corpo amortecido, sendo já de quase cem anos, nem o seio de Sara, já sem vida (para conceber).

20 Não hesitou nem teve falta de fé, perante a promessa de Deus, mas flrmou-se na fé, dando glória a Deus, (ver nota)

21 plenamente convencido de que é poderoso para cumprir tudo o que prometeu.

22 Por isso, (isto) lhe foi imputado como justiça.

23 Ora não está escrito sòmente por causa dele que lhe foi imputado (como justiça)

24 mas tamhém por nós, a quem será imputado, a nós que cremos naquele que ressuscitou doe mortos, Jesus Cristo Nosso Senhor,

25 o qual foi entregue pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação.




Versículos relacionados com Romanos, 4:

Romanos 4 trata da justificação pela fé e como a justiça de Deus é imputada àqueles que creem em Jesus Cristo. O capítulo destaca a fé de Abraão como um exemplo de justificação pela fé e explica que a justificação não é alcançada por obras, mas sim pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo.

Gálatas 3:6 - "Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça." Este verso se relaciona diretamente com Romanos 4, onde Abraão é destacado como um exemplo de justificação pela fé. Assim como Abraão, os crentes em Jesus Cristo são justificados pela fé em Deus.

Efésios 2:8-9 - "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." Este verso destaca que a salvação é pela graça de Deus e pela fé em Jesus Cristo, não por obras. Isso está em consonância com o que é ensinado em Romanos 4.

Filipenses 3:9 - "e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé." Este verso destaca que a justiça que procede de Deus é alcançada através da fé em Jesus Cristo e não por obras da lei. Novamente, isso está em conformidade com o que é ensinado em Romanos 4.

Hebreus 11:1 - "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." Este verso destaca a importância da fé em Deus e como a fé é uma parte essencial da justificação pela fé. Isso está em consonância com o que é ensinado em Romanos 4.

Tiago 2:24 - "Vocês veem que uma pessoa é justificada pelas obras e não somente pela fé." Este verso pode parecer contrário ao que é ensinado em Romanos 4, mas na verdade é complementar. Tiago está destacando que a fé verdadeira sempre produz obras, e que a justificação pela fé é uma justificação viva, que se manifesta em obras. Isso está em harmonia com o que é ensinado em Romanos 4, onde Abraão é um exemplo de fé viva que produz obras.


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