Deuteronômio, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Moisés convocou todo o Israel e disse-lhe: Ouve, ó Israel, as cerimónias e as ordenações, que eu hoje te vou fazer ouvir. Aprendei-as e ponde-as em prática.

2 O Senhor nosso Deus fez um pacto connosco em Horeb.

3 Não fez este pacto com nossos pais, mas connosco, que somos e vivemos hoje.

4 Falou-nos face a face no monte, no meio do fogo.

5 Eu fui naquele tempo o intérprete e o mediador entre o Senhor e vós para vos anunciar as suas palavras, porque vós temestes aquele fogo, e não subistes ao monte. Ora ele disse:

6 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão.

7 Não terás em minha presença deuses estranhos.

8 Não farás para ti escultura, nem imagem alguma de tudo o que há no alto céu, ou em baixo na terra, ou nas águas de baixo da terra.

9 Não as adorarás, e nem lhes prestarás culto, porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que castigo a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,

10 e que uso de misericórdia, até mil gerações, com aqueles que me amam e guardam os meus preceitos.

11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque não ficará impune aquele que tomar o seu nome por uma coisa vã.

12 Observa o dia de sábado, para o santificares, como o Senhor teu Deus te mandou.

13 Seis dias trabalharás, e farás todas as tuas obras.

14 O sétimo dia é o do sábado, isto é, o dia do descanso do Senhor teu Deus. Não farás nele trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o forasteiro que está dentro das tuas portas, para que o teu escravo e a tua escrava descanse, como tu.

15 Lembra-te que também serviste no Egipto, e que o Senhor teu Deus te tirou de lá com mão poderosa e com braço estendido. Por isso te mandei que observasses o dia de sábado.

16 Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor teu Deus, para viveres largo tempo e para seres bem sucedido na terra que o Senhor teu Deus está para te dar.

17 Não matarás.

18 Não cometerás adultério.

19 Não furtarás.

20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem a sua casa, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o deu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

22 Estas palavras disse o Senhor a toda a vossa multidão sobre o monte no meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com voz forte, sem juntar mais nada. Escreveu-as em duas tábuas de pedra, que me entregou.

23 Depois que ouvistes a voz do meio das trevas e vistes arder o monte, vós todos os chefes das tribos e os anciães viestes ter comigo e dissestes:

24 Eis que o Senhor nosso Deus nos mostrou a sua majestade e a sua grandeza; ouvimos a sua voz do meio do fogo, e experimentamos hoje que, falando Deus ao homem, o homem ficou com vida.

25 Por que morreremos nós, pois este grande fogo nos devorará? Porque, se tornarmos a ouvir a voz do Selhor nosso Deus, morreremos.

26 Qual é o homem que possa ouvir a voz do Deus vivo, que fala do meio do fogo, como nós o ouvimos, e permaneça vivo?

27 Aproxima-te antes tu, e ouve tudo o que o Senhor nosso Deus te disser; (depois) no-lo dirás, e nós, ouvindo-o, cumpri-lo-emos.

28 Tendo escutado isto o Senhor, disse-me: Eu ouvi o som das palavras que este povo te disse: em tudo falaram bem.

29 Quem dera que eles tivessem tal espírito, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que fosse bem a eles e a seus filhos para sempre.

30 Vai e dize-Ihes: Voltai para as vossas tendas.

31 Tu, porém, fica aqui comigo, e eu te direi todos os meus mandamentos, cerimônias, ordenações, que lhes ensinarás, para que as observem na terra, que lhes hei-de dar a possuir.

32 Guardai, pois, e fazei o que o Senhor Deus vos mandou: não declineis nem para a direita nem para a esquerda,

33 mas andai pelo caminho, que o Senhor vosso Deus vos prescreveu, para que vivais e vos suceda bem, para que os vossas dias se prolonguem na terra cuja posse obtereis.




Versículos relacionados com Deuteronômio, 5:

Deuteronômio 5 reconta a entrega dos Dez Mandamentos por Deus a Moisés no Monte Sinai e destaca a importância da obediência a esses mandamentos. Os versículos escolhidos são:

Êxodo 20:3: "Não terás outros deuses diante de mim." Esse é o primeiro dos Dez Mandamentos que foram reafirmados em Deuteronômio 5, e que enfatiza a importância da adoração a Deus acima de todos os outros deuses ou ídolos.

João 14:15: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Jesus reforça a importância da obediência aos mandamentos de Deus como prova de amor a Ele.

Deuteronômio 5:16: "Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, teu Deus, para que se prolonguem os teus dias e para que sejas feliz na terra que te dá o Senhor, teu Deus." Esse é o quinto mandamento que enfatiza a importância da honra aos pais e da manutenção dos laços familiares.

Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Esse versículo destaca a importância da confiança em Deus e da submissão a Ele em todas as áreas de nossa vida.

Deuteronômio 5:22: "Estas palavras o Senhor falou a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz; e nada acrescentou." Esse versículo destaca a importância da mensagem dada por Deus e enfatiza que ela não deve ser modificada ou adulterada de forma alguma.


Luvut: