Salmos, 81

Bíblia Ave Maria

1 Salmo de Asaf. Levanta-se Deus na assembleia divina, entre os deuses profere o seu julgamento.*

2 “Até quando julgareis iniquamente, favorecendo a causa dos ímpios?

3 Defendei o oprimido e o órfão, fazei justiça ao humilde e ao pobre,

4 livrai o oprimido e o necessitado, tirai-o das garras dos ímpios.”

5 Eles não querem saber nem compreender, andam nas trevas, vacilam os fundamentos da terra.

6 Eu disse: “Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.*

7 Contudo, morrereis como simples homens e, como qualquer príncipe, caireis”.

8 Levantai-vos, Senhor, para julgar a terra, porque são vossas todas as nações.*




Versículos relacionados com Salmos, 81:

O Salmo 81 é um salmo de adoração em que o salmista convoca o povo de Deus a se alegrar e a louvá-lo, recordando as obras maravilhosas que Ele realizou por eles. O salmista relembra a libertação do Egito e exorta o povo a não se esquecer dos mandamentos de Deus. A seguir, estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Salmo 81, em ordem de proximidade com o capítulo:

Salmos 105:42-45: "Pois se lembrou da sua santa palavra, e de Abraão, seu servo. E tirou a seu povo com alegria, e os seus escolhidos com regozijo. E deu-lhes as terras dos gentios, e eles herdaram o trabalho dos povos; para que guardassem os seus estatutos, e observassem as suas leis. Louvai ao SENHOR." Este trecho de Salmo 105 também relembra a libertação do Egito e a entrega da terra prometida ao povo de Deus.

Êxodo 20:2: "Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." O início dos Dez Mandamentos faz referência à libertação do Egito, tal como o salmista de Salmo 81.

Salmos 78:4: "Não o encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez." O salmista de Salmo 78 também exorta o povo a se lembrar das obras maravilhosas de Deus e a ensiná-las às gerações futuras.

Deuteronômio 6:12: "Guarda-te que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão." Neste versículo, Moisés adverte o povo a não se esquecerem da libertação do Egito e do poder de Deus.

Salmos 100:1-2: "Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto." Este trecho de Salmo 100 também exorta o povo a se alegrar e a louvar a Deus com cânticos e alegria.


Luvut: