Números, 36

Bíblia Ave Maria

1 Os chefes de família dos filhos de Galaad, filho de Maquir, filho de Manassés, da raça de José, apresentaram-se diante de Moisés e dos principais chefes das famílias israelitas:

2 “O Senhor – disseram eles – ordenou ao meu senhor que desse, por sorte, a terra em herança aos israe­litas; e o Senhor ordenou ao meu senhor que desse às filhas de Salafaad, nosso irmão, a herança devida ao seu pai.

3 Mas se homens de outra tribo as receberem por mulheres, a sua herança será retirada do patri­mônio de nossos pais e acrescentada ao da tribo na qual elas se casarem; e assim será diminuída a nossa herança.

4 Quando chegar o jubileu dos filhos de Israel, a sua herança será unida à da tribo a que pertencerem, e separada da de nossos pais”.

5 Moisés, então, respondeu aos filhos de Israel, por ordem do Senhor: “Tem razão a tribo dos filhos de José.

6 Eis a ordem do Senhor para as filhas de Salafaad: Casem com quem quiserem, contanto que seja com alguém de uma família da tribo paterna;

7 desse modo, as possessões dos israelitas não passarão de uma tribo à outra, e cada israe­lita ficará na herança da tribo de seus pais.

8 Todas as mulheres que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita, tomarão marido na tribo paterna, a fim de que cada israelita conserve o patrimônio de família.

9 Herança alguma poderá passar de uma tribo à outra: deve cada tribo israelita permanecer no que é seu”.

10 As filhas de Salafaad comportaram-se segundo a ordem do Senhor.

11 Maala, Tersa, Hegla, Melca e Noa, filhas de Salafaad, casaram-se com filhos de seus tios;

12 casaram-se, pois, em famílias saídas de Manassés, filho de José, e a possessão que lhes tocava permaneceu na tribo de seu pai.

13 Tais são as leis e as ordenações que o Senhor transmitiu aos israelitas por intermédio de Moisés, nas planícies de Moab, perto do Jordão, a caminho de Jericó.




Versículos relacionados com Números, 36:

O capítulo 36 de Números fala sobre a herança das filhas de Zelofeade e a importância da preservação das heranças dentro das tribos de Israel. Neste capítulo, as filhas de Zelofeade se aproximam de Moisés para pedir a confirmação de sua herança paterna, já que seu pai havia morrido sem ter filhos homens. Moisés consulta o Senhor e determina que as filhas de Zelofeade possam se casar com quem quiserem, contanto que se casem dentro de sua própria tribo, para que a herança não seja transferida para outra tribo. Aqui estão quatro versículos relacionados com os temas abordados em Números 36:

Levítico 25:46: "Vocês poderão comprá-los como propriedade e passá-los como herança aos seus filhos, como propriedade para serem mantidos permanentemente." Este versículo fala sobre a propriedade como herança e como os filhos poderiam herdar a propriedade de seus pais. Isso é relevante para o capítulo 36 de Números, que também fala sobre a importância da herança dentro das tribos de Israel.

Ezequiel 46:16-18: "Assim diz o Senhor Deus: Se vocês derem uma propriedade a um dos seus filhos, ela pertencerá a ele para sempre. Mas se vocês derem uma propriedade a um estrangeiro residente, a propriedade será dele somente até o ano do Jubileu, quando deverá ser devolvida a vocês." Este versículo fala sobre as regras para a transferência de propriedade e como ela deve permanecer dentro da família. Isso é semelhante ao que é discutido no capítulo 36 de Números, em que as filhas de Zelofeade são incentivadas a se casar dentro de sua própria tribo para manter sua herança dentro da tribo.

Deuteronômio 19:14: "Não mudem os marcos antigos nem invadam a propriedade de seus vizinhos, que seus antepassados legaram a vocês como herança na terra que o Senhor, o seu Deus, está dando a vocês para possuí-la." Este versículo fala sobre a importância de respeitar as fronteiras e as propriedades que foram passadas de geração em geração. Isso se relaciona com o capítulo 36 de Números, que fala sobre a importância de preservar as heranças dentro das tribos de Israel.

Provérbios 13:22: "O homem bom deixa herança aos seus filhos e aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos." Este versículo fala sobre a importância de deixar uma herança para a próxima geração. Isso é relevante para o capítulo 36 de Números, que também fala sobre a importância da herança e de mantê-la dentro da tribo.


Luvut: