Eclesiástico, 42

Bíblia Ave Maria

1 Não repitas o que ouviste. Não reveles um segredo. Assim estarás verdadeiramente isento de confusão, e acharás graça diante de todos os homens. Não te envergonhes de tudo o que vou dizer, e não faças acepção de pessoas até a ponto de pecar.

2 Não te envergonhes da Lei e da aliança do Altíssimo, de uma sentença que justifique o ímpio,*

3 de um negócio entre teus amigos e estranhos, da doação de uma herança em favor de teus amigos.

4 Não te envergonhes de usar uma balança fiel e de peso certo, de adquirir pouco ou muito,

5 de não fazer diferença na venda e com os mercadores, de corrigir frequentemente os teus filhos, de golpear até sangrar as costas de um escravo ruim.*

6 Sobre uma mulher má, é bom pôr-se o selo.

7 Onde há muitas mãos, emprega a chave. Conta e pesa tudo o que entregas; assenta o que dás e o que recebes.

8 Não te envergonhes de corrigir o insensato e o tolo; não te envergonhes dos anciãos julgados pelos jovens. Assim te mostrarás verdadeiramente instruído, e serás aprovado por todos.*

9 Uma filha é uma preocupação secreta para seu pai; o cuidado dela tira-lhe o sono. Ele teme que passe a flor de sua idade sem se casar, ou que, casada, torne-se odiosa para o marido;

10 receia que seja seduzida na sua virgindade, e que se torne grávida na casa paterna. Teme que, casada, ela viole a fidelidade, ou que, em todo caso, seja estéril.

11 Exerce severa vigilância sobre uma filha libertina, para que ela te não exponha aos insultos dos teus inimigos, e te torne o assunto de troça da cidade, o objeto de mofa pública, e te desonre aos olhos de toda a população.

12 Não detenhas o olhar sobre a beleza de ninguém, não te demores no meio de mulheres,

13 pois assim como a traça sai das roupas, assim a malícia do homem vem da mulher.*

14 Um homem mau vale mais que uma mulher que vos faz bem, mas que se torna causa de vergonha e de confusão.

15 Relembrarei agora as obras do Senhor, proclamarei o que vi. Pelas palavras do Senhor foram produzidas as suas obras.

16 O sol contempla todas as coisas que ilumina; a obra do Senhor está cheia de sua glória.

17 Porventura não fez o Senhor com que seus santos proclamassem todas as suas maravilhas, maravilhas que ele, o Senhor Todo-poderoso, consolidou, a fim de que subsistam para a sua glória?*

18 Ele sonda o abismo e o coração humano, e penetra os seus pensamentos mais sutis,

19 pois o Senhor conhece tudo o que se pode saber. Ele vê os sinais dos tempos futuros, anuncia o passado e o porvir, descobre os vestígios das coisas ocultas.

20 Nenhum pensamento lhe escapa, nenhum fato se esconde a seus olhos.

21 Ele enalteceu as maravilhas de sua sabedoria, ele é antes de todos os séculos e será eternamente.

22 Nada se pode acrescentar ao que ele é, nem nada lhe tirar; não necessita do conselho de ninguém.

23 Como são agradáveis as suas obras! E todavia delas não podemos ver mais que uma centelha.

24 Essas obras vivem e subsistem para sempre, e em tudo o que é preciso, todas lhe obedecem.

25 Todas as coisas existem duas a duas, uma oposta à outra; ele nada fez que seja defeituoso.

26 Ele fortaleceu o que cada um tem de bom. Quem se saciará de ver a glória do Senhor?




Versículos relacionados com Eclesiástico, 42:

O capítulo 42 do livro de Eclesiástico fala sobre a sabedoria divina e a importância de conhecê-la. Ele também fala sobre a criação e a diversidade da natureza e dos seres humanos, e destaca a importância de cuidar da saúde e da higiene pessoal. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Eclesiástico 42:

Salmos 104:24: "Como são numerosas as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria; a terra está cheia das tuas criaturas." Este versículo fala sobre a criação divina e a grande sabedoria empregada por Deus ao criá-la, tema abordado em Eclesiástico 42.

Provérbios 2:6: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento." Este versículo destaca a importância da sabedoria divina, mencionada em Eclesiástico 42.

1 Coríntios 6:19-20: "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." Este versículo fala sobre a importância de cuidar do corpo, que é considerado um santuário do Espírito Santo, tema abordado em Eclesiástico 42.

1 Timóteo 4:8: "Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida presente e da que há de vir." Este versículo fala sobre a importância da piedade em relação ao exercício físico, tema abordado em Eclesiástico 42.

Mateus 6:25-26: "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves?" Este versículo destaca a importância de confiar em Deus e não se preocupar demasiadamente com o corpo e suas necessidades materiais, tema abordado em Eclesiástico 42.


Luvut: