Ezequiel, 19

Bíblia Matos Soares (1956)

1 E tu pronuncia uma lamentação sobre os príncipes de Israel.

2 Dirás: Que era a tua mãe? Uma leoa entre leões; criava os seus filhos deitada no meio dos leõezinhos.

3 Criou um dos seus filhos, e ele se fez leão; aprendeu a despedaçar uma presa e devorou homens.

4 As nações ouviram falar dele, e ele foi apanhado no fosso delas. Levaram-no preso com cadeias para a terra do Egipto.

5 A mãe, vendo que a sua expectativa, que as suas esperanças se tinham malogrado, pegou noutro dos seus filhos e fez dele um (novo) leão.

6 Andava entre os leões, tornou-se leão; aprendeu a despedaçar a presa e devorou homens;

7 devastou os seus palácios e converteu em deserto as suas cidades; o país, com tudo o que nele havia, ficou amedrontado, ao ouvir os seus rugidos.

8 Juntaram-se contra ele as nações vizinhas, estenderam sobre ele a sua rede, e foi apanhado no fosso delas.

9 Meteram-no numa jaula, levaram-no ao rei de Babilônia, carregado de cadeias puseram-no numa fortaleza, para que se não tornasse mais a ouvir o seu rugido sobre os montes de Israel.

10 Tua mãe, sendo como uma videira plantada junto das águas, deu frutos e lançou folhagem, por causa das muitas águas.

11 Os seus ramos vigorosos vieram a ser ceptros de soberanos, e o seu tronco elevou-se no meio dos seus ramos frondosos. -Mostrou-se em (toda a) sua grandeza, com a multidão dos seus sarmentos.

12 Mas depois foi arrancada com ira, lançada por terra; o vento do oriente secou o seu fruto; foram quebrados e secaram-se os seus ramos robustos; fogo os devorou.

13 E agora ela foi transplantada para um deserto, para uma terra seca e árida.

14 Dos seus ramos saiu uma chama que devorou o seu fruto, e não mais houve nela ramo vigoroso. Ceptro de soberanos. Cântico lúgubre é este, e para pranto servirá.




Versículos relacionados com Ezequiel, 19:

Ezequiel 19 fala sobre a lamentação do príncipe de Israel e de sua mãe, que representam o povo de Judá e seus líderes que falharam em proteger e liderar o país. A seguir estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Ezequiel 19:

2 Reis 24:14: "Ele levou ao exílio toda Jerusalém, todos os líderes e todos os homens valentes, dez mil prisioneiros, além de todos os ferreiros e serralheiros. Ninguém ficou, exceto a população mais pobre do país." Este versículo descreve a conquista de Jerusalém pelo rei babilônico, Nabucodonosor, e o exílio dos líderes e homens valentes de Judá, incluindo o príncipe lamentado em Ezequiel 19.

Lamentações 4:20: "O fôlego de nossas narinas, o ungido do Senhor, foi preso em suas armadilhas; aquele de quem dizíamos: 'Viveremos sob sua sombra entre as nações'." Este versículo lamenta a captura do rei de Judá e a perda da proteção que ele oferecia.

Jeremias 22:18-19: "Portanto, assim diz o Senhor acerca de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá: Não haverá pranto por ele, dizendo: 'Ah, meu irmão!' ou: 'Ah, minha irmã!' Não haverá pranto por ele, dizendo: 'Ah, senhor!' ou: 'Ah, sua majestade!'. Será enterrado como se enterra um jumento, arrastado e jogado para fora das portas de Jerusalém." Este versículo fala sobre a morte do rei Jeoaquim de Judá e como ele não receberia um enterro honroso.

Jeremias 13:18: "Diga ao rei e à rainha-mãe: 'Saiam de seus tronos, pois a coroa de sua glória caiu de suas cabeças'." Este versículo fala sobre a queda da monarquia de Judá e a perda de poder dos líderes.

Ezequiel 21:25-27: "E tu, ó profano e ímpio príncipe de Israel, cujo dia chegou no tempo da punição final, assim diz o Senhor Deus: Tira o turbante e a coroa; nada será como era antes. Aquilo que é baixo será elevado e o que é elevado será rebaixado." Este versículo fala sobre a queda do príncipe de Israel e como ele perderia sua posição de poder.


Capítulos: