Salmos, 80

Bíblia Ave Maria

7 “Aliviei os seus ombros de fardos, já não carregam cestos as suas mãos,*




Versículos relacionados com Salmos, 80:

O Salmo 80 é um poema que clama por restauração e salvação. O salmista se dirige a Deus como o pastor de Israel e pede que Ele salve Seu povo da opressão e da aflição. O poema termina com uma oração pela restauração da nação, que havia sido destruída pelos inimigos. A seguir, estão cinco versículos selecionados em ordem de proximidade com os temas do capítulo, mas excluindo os versículos do Salmo 80:

Isaías 40:11: "Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam ele as guiará mansamente." Este versículo descreve Deus como um pastor que cuida do Seu rebanho com amor e compaixão, o que é semelhante à imagem do pastor de Israel no Salmo 80.

Jeremias 31:18: "Certamente, ouvi Efraim lamentar-se assim: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; restaura-me, e serei restaurado, porque tu és o Senhor, meu Deus." Este versículo mostra a oração de arrependimento e pedido de restauração de Efraim, um nome usado frequentemente para se referir a Israel, que é semelhante à oração do salmista por restauração em Salmo 80.

Ezequiel 34:11: "Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei." Este versículo também descreve Deus como um pastor que busca pelas Suas ovelhas perdidas, mostrando a compaixão e o cuidado que Ele tem por Seu povo.

Zacarias 10:6: "Porque eu fortaleço a casa de Judá, e guardo a casa de José, e os farei voltar, porque me compadeço deles; e serão como se eu os não tivesse rejeitado; porque eu sou o Senhor, seu Deus, e os ouvirei." Este versículo fala sobre a compaixão de Deus e Sua promessa de restaurar o Seu povo, que é semelhante à oração do salmista por salvação e restauração em Salmo 80.

Romanos 8:23-24: "E não somente ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos." Este versículo fala sobre a esperança da salvação e redenção, que é um tema central do Salmo 80, onde o salmista clama por salvação e restauração da nação.


Capítulos: