Deuteronômio, 27
1. Moisés e os anciãos de Israel deram ao povo a seguinte ordem: “Observareis todos os mandamentos que hoje vos prescrevo.
1. Moisés, com os anciães de Israel, deu esta ordem ao povo: Observai todos os mandamentos que eu vos prescrevo.
2. Quando tiverdes passado o Jordão e entrado na terra que te dá o Senhor, teu Deus, levantarás umas pedras grandes que revestirás de cal.
2. Quando, passado o Jordão, tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te há-de dar, levantarás umas pedras grandes e as revestirás de cal,
3. Escreverás nelas o texto desta lei, depois que tiveres passado e entrado na terra que mana leite e mel, terra que te dá o Senhor, teu Deus, como prometeu a teus pais.
3. para que possas escrever sobre elas todas as palavras desta lei, depois que tiveres passado o Jordão, para entrares na terra que o Senhor teu Deus te dará, terra que mana leite e mel, como ele jurou a teus pais.
4. Quando, pois, tiverdes passado o Jordão, levantareis essas pedras no monte Ebal, revestindo-as de cal, como hoje vos ordeno.
4. Quando, pois tiverdes passado o Jordão, levantai as pedras que eu hoje vos ordeno, sobre o monte Hebal, revestindo-as de cal.
5. Construirás ali um altar de pedras ao Senhor, teu Deus, com pedras que o ferro não tenha tocado.
5. Edificarás aí um altar ao Senhor teu Deus com pedras, que o ferro não tenha tocado,
6. Construirás, pois, o altar do Senhor, teu Deus, com pedras brutas, e oferecerás nele holocaustos ao Senhor, teu Deus.
6. com pedras informes e por polir; oferecerás sobre ele holocaustos ao Senhor teu Deus,
7. Oferecerás também sacrifícios pacíficos dos quais comerás no mesmo lugar, alegrando-te diante do Senhor, teu Deus.
7. oferecerás sacrifícios pacíficos, e ali comerás, e te regalarás diante do Senhor teu Deus.
8. Escreverás nas pedras o texto completo desta lei, em caracteres distintos e claros”.
8. Escreverás distinta e claramente sobre as pedras todas as palavras desta lei.
9. Moisés e os sacerdotes levíticos dirigiram então a palavra a todo o Israel nestes termos: ‘‘Guarda silêncio, e ouve, ó Israel! Hoje te tornaste o povo do Senhor, teu Deus.
9. Moisés e os sacerdotes da linhagem de Levi disseram a todo o Israel: Guarda silêncio e ouve, ó Israel; hoje tornaste-te o povo do Senhor teu Deus;
10. Obedece, pois, à sua voz e guarda os seus mandamentos e suas leis que hoje te prescrevo”.
10. ouvirás a sua voz, e observarás os mandamentos e Ieis que eu te prescrevo.
11. No mesmo dia, Moisés ordenou ao povo o seguinte:
11. Moisés naquele (mesmo) dia deu esta ordem ao povo:
12. “Quando tiverdes passado o Jordão, estarão sobre o monte Garizim para abençoar o povo: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim;
12. Passado o Jordão, estarão sobre o monte de Garizim, para abençoar o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim.
13. e sobre o monte Ebal, para amaldiçoar: Rúben, Gad, Aser, Zabulon, Dã e Neftali.
13. E estarão da outra parte sobre o monte Hebal, para deitarem a maldição, estoutros: Ruben, Gad, Aser, Zabulon, Dan e Neftali.
14. E os levitas tomarão a palavra e dirão em alta voz a todos os homens de Israel:*
14. E os Levitas tomarão a palavra e dirão em alta voz a todos os homens de Israel:
15. Maldito o homem que fabrica ídolo de madeira ou metal (abominação para o Senhor, obra de mãos de artesão), e o erige mesmo que seja em lugar escondido! – E todo o povo responderá: ‘Amém!’.”
15. Maldito o homem que faz escultura ou imagem fundida, coisa abominável para o Senhor, obra das mãos dos artífices, e a coloca num lugar escondido. Todo o povo responderá: Assim seja.
16. Maldito o que despreza o pai e a mãe! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
16. Maldito o que não honra seu pai e sua mãe. E todo o povo dirá: Assim seja.
17. Maldito o que desloca o marco do vizinho! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
17. Maldito o que desloca os marcos do seu próximo. — E todo o povo dirá: Assim seja.
18. Maldito o que desvia o cego do caminho! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
18. Maldito o que faz um cego errar no caminho. — Todo o povo dirá: Assim seja.
19. Maldito o que viola o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
19. Maldito o que viola o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. — Todo o povo dirá: Assim seja.
20. Maldito o que se deita com a mulher de seu pai, porque levanta a coberta do leito paterno! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
20. Maldito o que dorme com a mulher de seu pai, e que levanta a coberta de seu tálamo. — Todo o povo dirá: Assim seja.
21. Maldito o que peca com um animal qualquer! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
21. Maldito o que peca com qualquer animal. — Todo o povo dirá: Assim seja.
22. Maldito o que se deita com sua irmã, filha de seu pai ou de sua mãe! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
22. Maldito o que dorme com sua irmã, filha de seu pai, ou de sua mãe. — Todo o povo dirá: Assim seja.
23. Maldito o que se deita com a sua sogra! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
23. Maldito o que dorme com sua sogra. — Todo o povo dirá: Assim seja.
24. Maldito o que se oculta para matar o próximo! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
24. Maldito o que fere o seu próximo à traição. — Todo o povo dirá: Assim seja.
25. Maldito o que aceita gratificação para levar à morte o inocente! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.
25. Maldito o que recebe dádivas para derramar o sangue dum inocente. — Todo o povo dirá: Assim seja.
26. Maldito o que não conserva as palavras desta lei e não a cumpre! – E todo o povo dirá: ‘Amém!’.”
26. Maldito o que não conserva as palavras desta lei, e as não põe em prática. — Todo o povo dirá: Assim seja.
Bíblia Ave Maria - Reservados todos los derechos.
