I Crônicas, 24

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Os filhos de Aarão foram repartidos nestas classes (que se vão enumerar). Os filhos de Aarão foram: Nadab, Ablu, Eleazar e Itamar.

2 Nadab e Ablu morreram antes de seu pai, sem deixar filhos; Eleazar e Itamar exerceram as funções do sacerdócio.

3 Davide repartiu os filhos de Aarão, isto é, Sadoc dos filhos de Eleazar, Abimelec dos filhos de Itamar, em turnos para o serviço.

4 Porém achou-se que entre os chefes de famílias eram muitos mais os filhos de Eleazar, do que os de Itamar. Fez-se esta divisão: Dezasseis chefes de família para os filhos de Eleazar, e oito chefes de família para os filhos de Itamar.

5 Fez-se, por sorte, a repartição de ambas as famílias entre si, porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto dos filhos de Eleazar como dos filhos de Itamar,

6 Semeias, filho de Natanael, da tribo de Levi, secretário, fez o rol deles na presença do rei, dos príncipes, do sacerdote Sadoc, de Aimelec, filho de Abiatar, e diante dos chefes das famílias sacerdotais e levíticas, tirando-se, à sorte, uma família para Eleazar e outra para Itamar.

7 A primeira sorte saiu a Joiarib, a segunda a Jedei,

8 a terceira a Harim, a quarta a Seorim,

9 a quinta a Melquia, a sexta a Maiman,

10 a sétima a Acos, a oitava a Abia,

11 a nona a Jesua, a décima a Sequenias,

12 a undécima a Eliasib, a duodécima a Jacim,

13 a décima terceira a Hota, a décima quarta a Isbaab,

14 a décima quinta a Belga, a décima sexta a Emer,

15 a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Afses,

16 a décima nona a Feteia, a vigésima a Hezequiel,

17 a vigésima primeira a Jaquim, a vigésima segunda a Gamul,

18 a vigésima terceira a Dalaiau, a vigésima quarta a Maaziau.

19 Assim se fez a sua distribuição segundo os seus ministérios, para servirem na casa do Senhor, de acordo com as regras estabelecidas por Aarão, seu pai, como tinha mandado o Senhor Deus de Israel.

20 Os outros filhos de Levi eram: Subael, dos filhos de Amrão, e Jeedeia dos filhos de Subael;

21 dos filhos de Roobia era chefe Jesias;

22 de Isaari era filho Salemot, e de Salemot era filho Jaat;

23 de Jaat foi filho primogênito Jeriau, Amaria o segundo, Jaaziel o terceiro, Jacmaan o quarto;

24 filho de Oziel foi Mica; filho de Mica foi Samir;

25 irmão de Mica foi Jesia; filho de Jesia foi Zacarias.

26 filhos de Meari: Mooli e Musi; filho de Oziau foi Beno;

27 filhos de Merari, por Oziau, foram: Soão, Zacur e Hebri;

28 Mooli teve um filho, isto é, Eleazar, o qual não teve filhos;

29 filho de Cis foi Jerameel;

30 filhos de Musi foram: Mooli, Edei e Jerimot. Estes são os filhos de Levi, segundo as casas de suas famílias.

31 Estes também foram tirados à sorte, com seus irmãos, filhos de Aarão em presença do rei Davide, de Sadoc, de Aimelec e dos chefes das famílias sacerdotais e levíticas, sendo todos, tanto os mais velhos como os mais novos, colocados no mesmo pé de igualdade.




Versículos relacionados com I Crônicas, 24:

1 Crônicas 24 descreve a organização dos sacerdotes em 24 turmas e como elas foram distribuídas para servir no templo. Os versículos abaixo se relacionam com esse tema:

Êxodo 28:1 - "Chame a si Arão, seu irmão, e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar para que sejam meus sacerdotes." Esse versículo é importante porque estabelece que apenas os descendentes de Arão poderiam servir como sacerdotes, e a organização em turmas era uma forma de garantir que cada sacerdote tivesse a oportunidade de servir no templo.

Números 3:5-10 - "O Senhor disse a Moisés: Traga a tribo de Levi e apresente-a ao sacerdote Arão para que a ajudem. Eles cuidarão das tarefas do tabernáculo, fazendo tudo o que precisa ser feito ali." Esses versículos mostram que os levitas foram escolhidos para ajudar os sacerdotes no serviço do templo e que havia uma divisão clara de tarefas.

1 Crônicas 23:13 - "Arão foi separado para ser consagrado como o mais sagrado dos sacerdotes, ele e seus filhos para sempre, a fim de que oferecessem incenso diante do Senhor, para que o servissem e para que invocassem o seu nome." Esse versículo destaca a importância da consagração dos sacerdotes e a centralidade do serviço de adoração no templo.

1 Crônicas 28:13 - "Escolha você também, diante do Senhor, o seu Deus, líderes para o seu povo: homens que sejam sábios, entendidos e experientes, de cada tribo, para que os coloque como chefes sobre o povo." Esse versículo destaca a importância da organização e liderança no serviço religioso, algo que se reflete na organização em turmas dos sacerdotes.

Neemias 12:1 - "Estes são os sacerdotes e os levitas que voltaram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras." Esse versículo destaca a continuidade da organização dos sacerdotes e levitas ao longo do tempo, mostrando como essa estrutura continuou a ser importante mesmo após o exílio babilônico.


Chapters: