Eclesiastes, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Palavras do Eclesiaste, filho de Davide, rei de Jerusalém.




Versículos relacionados com Eclesiastes, 1:

Eclesiastes 1 começa com o autor, que se apresenta como "o Pregador", expressando sua frustração e desesperança em relação à vida. Ele argumenta que tudo é vaidade e correr atrás do vento, pois as coisas não mudam, e tudo o que temos é a futilidade da existência humana. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Eclesiastes 1:

Salmos 39:5 - "Eis que deste aos meus dias um palmo de comprimento; a minha vida é nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade." Este verso destaca a ideia de que a vida é passageira e de pouca importância diante de Deus, o que ecoa a ideia central de Eclesiastes 1.

Tiago 4:14 - "Pois não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." Este verso traz uma mensagem semelhante àquela encontrada em Eclesiastes 1, ao enfatizar a brevidade da vida humana e a incerteza do futuro.

Isaías 40:7-8 - "Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." Este verso apresenta uma visão semelhante àquela apresentada em Eclesiastes 1, de que tudo é transitório e perecível.

Jó 8:9 - "Porque somos de ontem e nada sabemos, porquanto nossos dias sobre a terra são como uma sombra." Este verso expressa a ideia de que a vida humana é breve e insignificante, o que ressoa com o sentimento de desesperança encontrado em Eclesiastes 1.

Salmo 90:10 - "Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos." Este verso enfatiza a brevidade da vida humana e a fugacidade do tempo, um tema recorrente em Eclesiastes 1.


Chapters: