Números, 30

Bíblia Ave Maria

1 Moisés referiu aos israelitas tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.

2 Moisés disse aos chefes das tribos israelitas: “Eis o que o Senhor ordenou:

3 Se um homem fizer um voto ao Senhor ou se se comprometer com juramento a uma obrigação qualquer, não faltará à sua palavra, mas cumprirá toda obrigação que tiver tomado.

4 Se uma donzela, que se encontre ainda na casa de seu pai, fizer um voto ao Senhor, ou se se impuser uma obrigação,

5 e seu pai, tendo conhecimento do voto que ela fez ou da obrigação que tomou, nada disse, todos os seus votos e suas obrigações serão válidos.

6 Porém, se seu pai se opuser no dia em que ele tiver conhecimento disso, todos os seus votos e obrigações serão inválidos, e o Senhor o perdoará, porque seu pai se opôs.

7 Se na ocasião de seu casamento ela estiver ligada por algum voto ou algum compromisso inconsiderado,

8 e seu marido, sabendo-o, não disser nada naquele dia, seus votos serão válidos, assim como os compromissos tomados.

9 Mas se o marido, no dia em que disso tiver conhecimento, desaprová-lo, serão nulos o seu voto e o compromisso tomados incon­side­ra­­damente, e o Senhor o perdoará.

10 O voto de uma viúva, ou de uma mulher repudiada, e toda obrigação que ela se impuser a si mesma, será válida para ela.

11 A mulher que está em casa de seu marido, se se obrigar com voto, ou se se impuser uma obrigação, ou juramento,

12 desde que o marido, ao sabê-lo, nada diga, nem se oponha, todos os seus votos serão válidos, bem como todo compromisso que ela tiver tomado.

13 Porém, se seu marido se opuser ao ser informado de seus votos, todos eles serão nulos e, igualmente, todos os compromissos que tiver tomado; serão sem valor, porque foram anulados por seu marido, e o Senhor o perdoará.

14 Seu marido pode ratificar ou anular todo voto ou todo juramento que ela tiver feito para se mortificar.

15 Se seu marido guardar silêncio até o dia seguinte, com isso ratifica todos os seus votos e todos os seus compromissos; e os ratifica porque nada disse no dia em que deles teve conhecimento.

16 Se os anular depois do dia em que o soube, levará a responsabilidade da falta de sua mulher”.

17 Tais são as leis que o Senhor prescreveu a Moisés com relação a marido e mulher, pai e filha, quando esta é ainda jovem e vive na casa de seu pai.




Versículos relacionados com Números, 30:

Números 30 trata sobre os votos que as pessoas fazem ao Senhor e a importância de cumpri-los. O capítulo também destaca a importância de honrar os compromissos feitos, especialmente no contexto do casamento. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Números 30:

Deuteronômio 23:21: "Se fizeres algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardes em cumpri-lo; pois o Senhor, teu Deus, certamente o requererá de ti e em ti haverá pecado." Este versículo destaca a importância de cumprir os votos feitos ao Senhor e a seriedade com que Ele os leva.

Provérbios 20:25: "É uma armadilha para o homem fazer um voto precipitadamente e só refletir sobre ele depois." Este versículo adverte as pessoas para não fazerem votos precipitados, mas sim ponderar cuidadosamente antes de comprometerem-se com algo.

Mateus 5:33-34: "Também ouvistes o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo que de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus."

Eclesiastes 5:4-5: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras."

Efésios 5:21-22: "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor." Este versículo destaca a importância de honrar os compromissos feitos no casamento e de sujeitar-se uns aos outros em amor e respeito.


Kapitel: