II Coríntios, 2

Bíblia Ave Maria

1 Eu decidi, pois, comigo mesmo não tornar a visitar-vos, para não vos contristar;*

2 porque, se eu vos entristeço, como poderia esperar alegria daqueles que por mim foram entristecidos?

3 Se vos escrevi estas coisas foi para que, quando eu chegar, não sinta tristeza precisamente da parte dos que me de­viam alegrar. Confio em todos vós que a minha alegria seja a de todos.*

4 Foi numa grande aflição, com o coração despedaçado e lágrimas nos olhos, que vos escrevi, não com o propósito de vos contristar, mas para vos fazer conhecer o amor todo particular que vos tenho.

5 Se alguém causou tristeza, não me contristou a mim, mas de certo modo – para não exagerar – a todos vós.*

6 Basta a esse homem o castigo que a maioria dentre vós lhe infligiu.

7 Assim deveis agora perdoar-lhe e consolá-lo para que não sucumba por demasiada tristeza.

8 Peço-vos que tenhais caridade para com ele.

9 Quando vos escrevi, a minha intenção era submeter-vos à prova para ver se éreis totalmente obedien­tes.

10 A quem vós perdoais, também eu perdoo. Com efeito, o que perdoei – se alguma coisa tenho perdoado – foi por amor de vós, sob o olhar de Cristo.

11 Não quero que sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos as suas maquinações.

12 Quando cheguei a Trôade para pregar o Evangelho de Cristo, apesar da porta que o Senhor me abriu,*

13 o meu espírito não teve sossego, porque não achei o meu irmão Tito. Despedi-me deles e parti para a Macedônia.

14 Mas graças sejam dadas a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar.

15 Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem.

16 Para estes, na verdade, odor de morte e que dá a morte; para os primeiros, porém, odor de vida e que dá a vida. E qual o homem capaz de uma tal obra?

17 É que, de fato, não somos, como tantos outros, falsificadores da Palavra de Deus. Mas é na sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus.




Versículos relacionados com II Coríntios, 2:

2 Coríntios 2 trata sobre o perdão e a reconciliação entre membros da igreja. O apóstolo Paulo encoraja os coríntios a perdoarem e restaurarem um irmão que havia sido disciplinado anteriormente. Ele também fala sobre a importância de manter a unidade na igreja e de reconhecer a autoridade apostólica. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 2 Coríntios 2:

Romanos 12:18: "Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." Paulo enfatiza a importância da paz e da unidade entre irmãos, algo que é abordado em 2 Coríntios 2.

Colossenses 3:13: "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós." O perdão é um tema central em 2 Coríntios 2 e este versículo encoraja a perdoar assim como fomos perdoados.

Mateus 6:14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Este versículo reforça a importância do perdão e sua relação com a misericórdia de Deus, um tema importante em 2 Coríntios 2.

Efésios 4:32: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Mais uma vez, Paulo enfatiza a importância do perdão e da misericórdia em nossos relacionamentos, algo que ele aborda em 2 Coríntios 2.

João 20:23: "Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos." Este versículo mostra a autoridade dada aos discípulos de Jesus para perdoar pecados e sua relação com a reconciliação, um tema importante em 2 Coríntios 2.


Kapitel: