Mosaico decorativo

1. “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no apris­co das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

1. Em verdade, em verdade, vos digo que quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

2. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.

2. O que entra pela porta, é pastor das ovelhas.

3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.

3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, ele as chama pelo seu nome, e as tira para fora.

4. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhe­cem a voz.

4. Quando as tirou todas para fora, vai adiante delas, e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz.

5. Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.”

5. Mas não seguem o estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos."

6. Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.

6. Jesus disse-lhes esta alegoria, mas eles não compreenderam o que lhes dizia.

7. Jesus tornou a dizer-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.

7. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: "Em verdade, em verdade, vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

8. Todos quantos vieram [antes de mim] foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.*

8. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.

9. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.*

9. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e encontrará pastagens.

10. O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.

10. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que elas tenham vida e estejam na abundância.

11. Eu sou o bom-pastor. O bom-pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.*

11. Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas suas ovelhas.

12. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas.

12. O mercenário, o que não é pastor, de quem não são próprias as ovelhas, vê vir o lobo, deixa as ovelhas, e foge; e o lobo arrebata e faz desgarrar as ovelhas,

13. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.

13. porque é mercenário, e porque não se importa com as ovelhas.

14. Eu sou o bom-pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim,

14. Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-me.

15. como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas.

15. Como o Pai me conhece, assim eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas minhas ovelhas.

16. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.*

16. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; importa que eu as traga; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.

17. Se o Pai me ama, é porque dou a minha vida para outra vez a assumir.

18. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai”.

18. Ninguém me tira, mas eu por mim mesmo a dou, e tenho poder de a dar, e tenho poder de a reassumir. Este é o mandamento que recebi de meu Pai."

19. A propósito dessas palavras, ori­gi­nou-se nova divisão entre os judeus.

19. Originou-se por causa destas palavras uma nova dissenção entre os Judeus.

20. Muitos deles diziam: “Ele está possuído do demônio. Ele delira. Por que o escutais vós?”.*

20. Muitos deles diziam: "Ele está possesso do demônio; delira; porque estais a ouvi-lo?"

21. Outros diziam: “Estas palavras não são de quem está endemoninhado. Acaso pode o demônio abrir os olhos a um cego?”.

21. Outros diziam: "Estas palavras não são de quem está possesso do demônio. Porventura pode o demônio abrir os olhos aos cegos?"

22. Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno.

22. Celebrava-se em Jerusalém a festa da dedicação. Era inverno.

23. Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão.

23. Jesus andava passeando no templo, no pórtico de Salomão.

24. Os judeus rodearam-no e perguntaram-lhe: “Até quando nos deixarás na incerteza? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente”.

24. Rodearam-no os Judeus, e disseram-lhe: "A té quando nos terás tu perplexos? Se és o Cristo, dize-no-lo claramente."

25. Jesus respondeu-lhes: “Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai, estas dão testemunho de mim.

25. Jesus respondeu-lhes: "Eu digo-vo-lo, e vós não me credes. As obras que faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim;

26. Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ove­lhas.

26. porém vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas,

27. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

27. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu conheço-as, e elas seguem-me.

28. Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.

28. Eu dou-lhes a vida eterna; elas jamais hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.

29. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai.

29. Meu Pai, que me deu, é maior que todas as coisas; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

30. Eu e o Pai somos um”.*

30. Eu e o Pai somos um."

31. Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar.

31. Os Judeus, então, pegaram em pedras para lhe atirarem.

32. Disse-lhes Jesus: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedre­jais?”.

32. Jesus disse-lhes: "Tenho-vos mostrado muitas obras boas que fiz por virtude de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?"

33. Os judeus responderam-lhe: “Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus”.

33. Os Judeus responderam-lhe: "Não é por causa de nenhuma obra boa que te apedrejamos, mas pela blasfêmia, e porque sendo homem, te fazes Deus."

34. Replicou-lhes Jesus: “Não está escrito na vossa Lei: Eu disse: Vós sois deuses (Sl 81,6)?

34. Jesus respondeu-lhes: "Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? (Ps. 81, 6)."

35. Se a Lei chama deuses àqueles a quem a Palavra de Deus foi dirigida (ora, a Escritura não pode ser desprezada),

35. Se ela chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode falar,

36. como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o Filho de Deus?

36. a mim, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Tu blasfemas, por eu ter dito: Sou filho de Deus?

37. Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais.

37. Se eu não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;

38. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.”*

38. mas se as faço, quando não queirais crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim, e eu no Pai."

39. Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos.

39. Então os Judeus procuravam novamente prendê-lo, mas ele escapou-se das suas mãos.

40. Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu.

40. Retirou-se novamente para a banda de além do Jordão, para o lugar em que João tinha começado a baptizar; e ficou lá.

41. Muitos foram a ele e diziam: “João não fez milagre algum,

41. Foram muitos ter com ele, e diziam: "João não fez nenhum milagre,

42. mas tudo o que João falou deste homem era verdade”. E muitos acreditaram nele.

42. mas tudo o que disse deste era verdadeiro." E muitos creram nele.


Bíblia Ave Maria - Alle Rechte vorbehalten.


Die Bibel in einem Jahr lesen

Werde Teil unserer Community und lese die gesamte Bibel in 365 Tagen. Ein strukturierter und inspirierender Weg, deinen Glauben und deine Bibelkenntnis zu vertiefen.