Números, 34

Bíblia Matos Soares (1956)

1 o Senhor falou a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, dizendo-lhes: Quando tiverdes entrado na ferra de Canaan, e cada um de vós possuir nela o que lhe tiver caído por sorte, serão estes os seus limites:

3 A parte meridional começará no deserto de Sin, que é perto de Edom, e terá por limite, a oriente, o Mar de Sal.

4 Este limite irá rodeando a parte austral pela subida do Escorpião, de sorte que passe por Sena e chegue desde o meio-dia até Cadesbarne, donde irá até à aldeia chamada Adar, e se estenderá até Asemona, (ver nota)

5 irá girando desde Asemona até à torrente do Egito, e terminará no mar.

6 A parte ocidental começará no Mar Grande, e no mesmo mar terminará. (ver nota)

7 Os limites pela parte setentrional começarão desde o Mar Grande, e chegarão até ao monte altíssimo,

8 donde irão a Emath, até aos confins de Sedada,

9 e se estenderão até Zefrona, e até à aldeia de Enan; estes serão os limites pelo lado do aquilão.

10 Dali os limites para o oriente medir-se-ão desde a aldeia de Enan até Sefama,

11 e de Sefama descerão a Rebla em frente à fonte de Dafnim; de lá se estenderão para o oriente até ao mar de Cenereth,

12 chegarão até ao Jordão, e finalmente terminarão no Mar de Sal. Vós possuireis esta terra segundo os seus limites em toda a volta.

13 Moisés ordenou aos filhos de Israel, dizendo: Esta será a terra que vós possuireis por sorte, e que o Senhor mandou que se desse os nove tribos e à meia tribo,

14 porque a tribo dos filhos de Ruben, segundo ás suas famílias, e a tribo dos filhos de Gad, segundo o número das suas famílias, e também a meia tribo de Manassés,

15 isto é, duas tribos e meia, receberam a sua parte daquém do Jordão defronte de Jericó, para a banda do oriente.

16 Chefes propostos para a divisão da terra prometida.

17 O Senhor disse a Moisés:

18 Tomareis também um príncipe de cada tribo,

19 cujos nomes são estes: Da tribo de Judá, Caleb, filho de Jefone:

20 da tribo de Simeão, Samuel, filho de Amiud;

21 da tribo de Benjamim, Elidad, filho de Caleson;

22 da tribo dos filhos de Dan, Boci, filho de Jogli;

23 pelos filhos de José: da tribo de Manassés, Haniel, filho de Efod,

24 da tribo de Efraim, Camuel, filho de Seftan;

25 da tribo de Zabulon, Elisafan, filho de Farnach;

26 da tribo de Issacar, o príncipe Faltiel, filho de Ozan;

27 da tribo de Ader, Aiud, filho de Samoli;

28 da tribo de Neftali, Fedael, filho die Amiud.

29 Estes são aqueles a quem o Senhor mandou que dividissem entre os filhos de Israel a terra de Canaan.




Versículos relacionados com Números, 34:

Números 34 apresenta a descrição das fronteiras da terra que Deus havia prometido a Israel, e que deveriam ser divididas entre as tribos de Israel. A descrição detalhada é fornecida por meio dos pontos de referência, começando no sul, passando pelo leste, norte e oeste. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas deste capítulo:

Josué 13:6: "Todos os habitantes das colinas, desde o Líbano até Misrefote-Maím, isto é, todos os sidônios, eu os expulsarei de diante dos israelitas. Somente distribua isto por sorteio entre as tribos de Israel como herança, como lhes ordenei." Este versículo refere-se à promessa de Deus de dar a terra de Canaã aos filhos de Israel e à instrução para que eles dividissem a terra entre as tribos.

Josué 13:33: "No entanto, aos levitas não foi dado nenhuma herança. O Senhor, Deus de Israel, é a sua herança, conforme lhes havia prometido." Este versículo destaca que os levitas, como sacerdotes do Senhor, não receberam herança territorial na divisão da terra.

Josué 14:1-2: "Estes são os territórios que os israelitas receberam por sorteio na terra de Canaã, que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Num, e os líderes das tribos de Israel distribuíram entre eles. Suas heranças foram designadas por sorteio, como o Senhor havia ordenado por meio de Moisés, para as nove tribos e meia." Este versículo apresenta a divisão da terra de Canaã entre as tribos de Israel, que foi feita por sorteio, conforme a instrução do Senhor.

Josué 19:51: "São estas as heranças que Eleazar, o sacerdote, Josué, filho de Num, e os chefes dos clãs das tribos de Israel distribuíram por sorteio em Siló, perante o Senhor, à entrada da Tenda do Encontro. E assim terminaram de dividir a terra." Este versículo descreve como a divisão da terra de Canaã foi concluída em Siló, na presença do Senhor.

Josué 21:43: "Assim o Senhor deu a Israel toda a terra que havia prometido sob juramento aos seus antepassados, e eles a conquistaram e dela se apossaram." Este versículo destaca a fidelidade de Deus em cumprir sua promessa de dar a terra de Canaã aos filhos de Israel e a fidelidade de Israel em conquistá-la e possuí-la.


Capítulos: