1. No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus – e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais.

2. Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.

3. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza;*

4. que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente,

5. sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus;

6. e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado.

7. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

8. Por conseguinte, desprezar estes preceitos é despre­zar não a um homem, mas a Deus, que nos deu o seu Espírito Santo.

9. A respeito da caridade fraterna, não temos necessidade de vos escrever, porquanto vós mesmos aprendestes de Deus a vos amar uns aos outros.

10. E é o que estais praticando para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas ainda vos rogamos, irmãos, que vos aperfeiçoeis mais e mais.

11. Procurai viver com serenidade, ocupando-vos das vossas próprias coisas e trabalhando com vossas mãos, como vo-lo temos recomendado.

12. É assim que vivereis honrosamente em presença dos de fora e não sereis pesados a ninguém.*

13. Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança.*

14. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram.

15. Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos.*

16. Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.*

17. Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Se­nhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

4,3. Santificação: aqui significa predominantemente consagração, pureza.

4,12. Os de fora: os pagãos. Não sereis pesados; outra tradução: livres de penúrias.

4,13. Os mortos: certos cristãos da Igreja primitiva, que esperavam uma volta iminente de Jesus em sua glória, imaginavam que os mortos eram dignos de comiseração por não poderem assistir ao solene triunfo.

4,15. A palavra do Senhor: o Evangelho não aduz esta palavra; conclui-se que se trata de uma revelação feita diretamente ao apóstolo.

4,16. Primeiro: serão os primeiros a assistir à volta gloriosa de Jesus.




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.




“Mesmo a menor transgressão às leis de Deus será levada em conta.” São Padre Pio de Pietrelcina